E agora ele diz: “Você é um servo muito importante para mim. Por isso, você fará mais do que só trazer de volta o meu povo: as tribos de Jacó e os que restam de Israel. Também farei de você a luz das nações. Você mostrará a todas as pessoas da terra como podem ser salvas”. Isaías 49.6 VFL
O Servo do Senhor teria ampliada a sua obra no mundo. Aqui, somente Jesus cumpre o que é afirmado a respeito do Servo nesta passagem. À primeira vista, seu trabalho tinha ficado em vão, v. 4. Mas acabou tendo impacto mundial.
O Servo do Senhor é a luz das nações. Ver João 8.12. Não existe mais diferença entre judeu e gentio. Todos agora podem fazer parte do “Israel de Deus” Gálatas 6.16.
O povo do Servo também é luz das nações, Mateus 5.14; Atos 13.46-47. Como ele, mostra a todos como podem ser salvos.
Jesus trabalhou além do povo de Israel. Embora seu ministério estivesse limitado durante sua vida aos israelitas, as exceções já sinalizavam que ele morreria não somente pelos judeus, mas por todos. Ele juntaria judeus e gentios num só povo, João 10.16. Sua morte como resgate seria para “muitos” Mateus 20.28; 26.28 — “muitos” aqui uma figura para todos. A Grande Comissão apenas confirmou isto.
A igreja é luz das nações também, Efésios 5.8-14; Filipenses 2.14-16. A congregação que concentra suas atenções nos assuntos internos, sem anunciar Jesus aos de fora, frustra o plano de Deus e nega que pertence ao Servo do Senhor, Jesus, que veio, não somente para Israel, para para ser luz das nações.
Deus que é luz, faça com que eu brilhe, junto com meus irmãos em Cristo, para o mundo que anda nas trevas. Nele, Amém.