Nota: Este artigo, escrito pelo antigo mestre do programa televisivo: “In search of the Lord’s way”, tem alguns anos já, mas somente li nesses dias. A notícia foi tão animadora que resolvi traduzir para os irmãos. Foi editado levemente para nosso contexto.
POR MAC LYON ─ Ouvimos e lemos muito sobre congregações e pessoas que estão deixando a nossa comunhão para se juntarem ao movimento ecumênico do denominacionalismo americano moderno. Então, como uma questão de encorajamento e boas notícias, deixe-me falar sobre alguns que estão renunciando a essas coisas e buscando o cristianismo genuíno do Novo Testamento.
Fui abençoado com um convite para ir até a cidade de Adairsville, na Georgia, onde me encontrei com alguns membros e ex-membros da igreja cristã instrumental. Alguns deles já tinham vindo para a verdade, outros vieram enquanto eu estava lá e outros ainda estão chegando – atualmente são 16 (14 adultos, 2 adolescentes) ao todo. Todos assistiam ao programa “Search”.
Eles não foram, e não estão sendo, coagidos de forma alguma. É tudo voluntário da parte de cada um. Um deles era presbítero ali, outro era pianista, outros eram membros do coro ─ todos excelentes estudantes da Bíblia. Um ex-pregador ainda está participando, mas não se manifestou publicamente até o momento.
Todos estavam preocupados com o fato de sua adoração ter se tornado um mero espetáculo com as “equipes de louvor”, “banda vocal”, música especial (tanto vocal quanto instrumental), etc. Eles estavam buscando adoração “em espírito e em verdade”, como Jesus ensinou em João 4.24. Então, eles vieram e ficaram. Alguns ainda estão chegando. Um deles disse: “Temos apenas que aceitar o fato de que cometemos um erro”. A congregação de Adairsville tem um pregador amoroso e sólido, na pessoa de Steve McCaslin, para ajudá-los nos dias difíceis, mas excelentes.
Uma ou duas semanas antes, recebemos um telefonema de um pregador batista da Pensilvânia que tem estudado conosco através do programa “Search” há um ano. Ele e sua esposa decidiram que deveriam ser batizados para a remissão dos pecados, de acordo com Atos 2.38. Eles já haviam encontrado uma congregação de irmãos onde seriam batizados e participariam.
Na mesma semana, um ministro de uma igreja cristã instrumental, com cerca de 750 membros, tendo visto em alguns meios de comunicação impressos a respeito do desvio de alguns de “nós” em direção às denominações evangélicas, ligou para perguntar por que estamos tomando o caminho que as igrejas instrumentais tomaram há 100 anos atrás. Essa guinada de direção lhes deu a distinção nada invejável de serem (de acordo com o último censo dos EUA) “a igreja que morre mais rapidamente na América”. Ao receber a garantia de que nós do “Search” não estamos indo nessa direção e que estamos resistindo com todas as nossas forças e meios, ele nos garantiu que ele e sua esposa, não tendo filhos, deixarão todo o seu patrimônio para o “Search”.
Então, meus amigos, as notícias não são de todo ruins. Alguns que percorreram no passado o caminho que alguns entre nós estão tomando agora, viram aonde ele leva e estão voltando. Que Deus os abençoe.