Recentemente, um artigo publicado pelo serviço de PayPal começou com esta frase: “O dinheiro não é poderoso quando é acumulado; o dinheiro é poderoso quando se move”.
O serviço monetário quer ganhar em cima do movimento do dinheiro, obviamente. Ao mesmo tempo, a frase acima oferece oportunidade de reflexão sobre as ofertas dos irmãos nas congregações.
Conheço congregações americanas com contas de poupança que somam centenas de milhares de dólares. Caso haja necessidade. Há congregações brasileiras que poupam dinheiro para “emergências”, ou para planos futuros.
Quando começamos o trabalho no Urbanova em 2014, o objetivo era zerar nossas ofertas no final de cada mês. Por quê?
Porque as coletas bíblicas têm destino. Foram feitas para suprir necessidades dos irmãos e para apoiar o anúncio do evangelho.
A bênção e o poder de Deus estão no movimento das ofertas. Ninguém é abençoado com dinheiro parado.
A tesouraria congregacional não é banco. Em Corinto a coleta era para ter tudo pronto até a chegada do apóstolo Paulo. O destino: as necessidades dos pobres entre os santos na Judeia, Romanos 15.25-26; ver Gálatas 2.10.
A coleta da igreja mostra responsabilidade e agilidade, e não confiança na poupança. A coleta representa o dinheiro em movimento e o poder de Deus para abençoar vidas e proclamar a obra do Salvador. Ofertas nas congregações são feitas para serem enviadas.
Os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, decidiram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judeia. E o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo. Atos 11.29-30.
5 Comments
Meu amado irmão, esse é um assunto que me incomoda e muito! Muitas congregações têm mais confiança no “caixa” do que em Cristo que tudo supre. Não é PORQUE, mas sim, PARA QUE ofertamos. Que o Mestre da vida seja engrandecido em você, irmão!
Caro irmão. Gostei do texto e das palavras “responsabilidade e agilidade. Dinheiro em movimento. Aproveito e faço um questionamento: o irmão entende que a oferta é ou não “mandamento para salvação??”. E ela faz parte do culto ou é “aproveitado” o momento do culto para se fazer a coleta??. Shalom!!
Estou em viagem. São boas perguntas. Espero poder respondê-las na semana que vem. Obrigado.
Excelente ideia levantar esse tema.
Me lembro de uma vez que o Plano do Governo levou toda a reserva da igreja para levantar a construção do prédio . Foi triste.
Que o Senhor dê sabedoria aos homens da igreja que fazem decisões sobre a oferta.
Aproveito para transmitir os agradecimentos dos irmãos ucranianos à congregação em Urbanova e outras igualmente pelo cuidado e orações.
Obrigada pela reflexão, Randal.
Esse tema é muito relevante, pois enquanto muitos líderes se preocupam em ficar cada vez mais ricos, há irmãos passando necessidades dentro da própria igreja.sera que Deus está satisfeito com isso? Acho que não.