POR JUNIOR PONSO ─ A carta de Tito foi escrita por Paulo com o propósito de o preparar para o trabalho na igreja em Creta, da mesma maneira que o apóstolo faz com Timóteo ao enviá-lo para Éfeso. No capítulo 2.1-10, Paulo dá várias instruções sobre qual deveria ser o procedimento de Tito com várias classes de pessoas que ele iria se deparar.
Podemos aprender muito com esses conselhos e aplicar em nossas vidas.
A VOCÊ MESMO
Como instruir outros se eu mesmo não busco a instrução? Paulo diz a Tito para que ele mesmo primeiro fique dentro da doutrina de Cristo, buscando sempre fazer o que é certo. Nossa primeira lição é saber que de nada adianta querer ensinar se nós mesmos não praticamos. O que deve ser ensinado é o que Cristo ensinou, e não o que nós achamos.
AOS MAIS VELHOS
Paulo diz que Tito deveria ensinar os mais velhos, mesmo sendo mais jovem que eles. Todos nós podemos ser ensinados. Nunca estaremos num ponto onde já sabemos de tudo e não precisamos ouvir mais nada. Quem age assim já perdeu o significado de ser um discípulo de Cristo.
ÀS MAIS VELHAS
Tito deveria ensinar que as mulheres mais velhas também precisam aprender. Note que os assuntos para essas deveria ser mostrar que, mesmo com uma idade mais avançada, a vida delas deveria ser de reverência na maneira de viverem, pois cada ação que elas fizerem irá mostrar a quem elas estão servindo. Não deveriam gastar seu tempo com coisas passageiras e inúteis da vida (calúnia, discussões, vícios), mas sim usar o tempo para ensinar o que é bom e proveitoso. Aproveitar a experiência que os anos vividos trouxeram e ensinar outras mais jovens a serem também melhores servas de Deus.
JOVENS
Os jovens deveriam ouvir e aprender que, ao contrário do que a juventude pensa, a prudência e a cautela devem ser aplicadas à vida. O frescor da juventude deve ser usado com moderação e sabedoria, não numa corrida desenfreada atrás de tudo que está à frente. Tito deveria ser esse exemplo para eles nas boas obras, na linguagem sadia.
Note o conselho de Paulo no final do versículo 8 quando ele fala “a nosso respeito”. As decisões e ações que tomamos não vão impactar somente na sua vida individualmente, mas sim irão causar impacto entre todos. Cada decisão de um servo de Deus deve ser tomada pensando em como isso irá afetar o nome de Cristo e não somente a ele mesmo.
SERVOS
Paulo vai falar a Tito sobre uma situação cultural no tempo em que a carta foi escrita, a da escravidão. Paulo não está defendendo a escravidão, mas apenas relatando algo que, na época, era comum.
Podemos aplicar isso a nossos dias, onde cada um de nós que somos um trabalhador também temos nossas obrigações com nossos patrões. Devemos a eles respeito, integridade e honestidade. Agindo dessa forma podemos mostrar a eles que os servos de Deus são pessoas idôneas e confiáveis e, através dessa atitude, nossos patrões possam vir a conhecer Cristo e seu evangelho. Ser um bom funcionário também é uma ótima maneira de evangelizar.
Em toda área de nossas vidas, não importa a idade ou a classe social, podemos e devemos aprender cada vez mais. Uma vida inteiramente dedicada a Cristo pode nos trazer muito mais alegrias do que aborrecimentos. Basta colocar em prática a palavra de Deus.