A nação de Israel hoje

Qual a perspectiva bíblica sobre a nação hoje?

DE PAUL HOLLAND ─ Com o recente conflito envolvendo a nação de Israel, vamos dar uma olhada no que as Escrituras ensinam sobre Israel, especialmente deste lado da Cruz de Cristo.

Mateus escreveu seu evangelho para um público judeu. Considere estas passagens: 3.7-10; 8.5-13; 21.18-22; 21.33-44. O que cada uma dessas passagens mostra é que Israel não se arrependeria de seu comportamento para com Deus e não creria em Jesus Cristo, a quem Deus enviou. Por isso, Israel seria expulso da vinha do povo de Deus e essa vinha seria dada a uma nação que produzisse frutos.

A carta de Romanos mostra claramente que Israel, em massa, recusou aceitar Jesus e a sua justiça como o objetivo da Lei. Em Romanos 2.28-29, Paulo escreve que não é mais a circuncisão física que importa para Deus. O que importa para Deus agora é a circuncisão espiritual. (Esta acontece quando somos imersos em Cristo para o perdão dos pecados, Colossenses 2.11-12.) Paulo escreve em Filipenses 3.3 que nós (cristãos) somos a “verdadeira circuncisão”.

Em Romanos 4.10-12, 16 (na verdade, todo o capítulo 4), Paulo mostra que Abraão foi justificado (perdoado de seus pecados) com base em sua resposta fiel a Deus (registrada em Gênesis 15) antes (e sem) a circuncisão. (Isso aconteceu em Gênesis 17.) Assim, seremos salvos como Abraão foi salvo, se respondermos fielmente a Deus (e sem circuncisão física).

Então, o que isso significa para os judeus? Israelitas? Descendentes de Abraão?

Romanos 9-11 é uma trilogia sobre o relacionamento de Israel (deste lado da cruz) com o Deus do céu. O capítulo 9 concentra-se em como Deus trabalhou através de Israel, através da sua soberania, para trazer Jesus ao mundo.

O capítulo 10 de Romanos concentra-se no fato histórico de que Israel rejeitou a Deus. A teimosia e o coração impenitente de Israel foram preditos no Antigo Testamento. Todo o Israel ouviu a mensagem de Deus, 10.18, citando Salmo 19.4. Todo o Israel conhecia a mensagem de Deus, 10.19, citando Deuteronômio 32:21 e 10.20, citando Isaías 65.1. Mas o que faltava em Israel, mas prevalecia entre os gentios, era uma resposta de obediência fiel, 10.16-17.

Portanto, o capítulo 11 de Romanos é sobre o fato de que todos devem se submeter a Deus. Deus não salvou universalmente a nação israelita nem a condenou universalmente.

Finalmente, há uma série de passagens que ensinam que a igreja de Jesus Cristo é o “Israel de Deus” hoje: Romanos 2.28-29; 1 Coríntios 1.2; 2 Coríntios 3; Gálatas 3.28-29; 6.16; Efésios 2.14; Filipenses 3.3; Colossenses 2.9-12; Tiago 1.1; 2.2; 5.14; 1 Pedro 2.9.

A nação de Israel que vive hoje no Oriente Médio não é mais o povo escolhido de Deus. Israel serviu ao seu propósito quando trouxe Jesus ao mundo.

Como eleitos de Deus em Cristo, continuemos na nossa fé e partilhemos as suas notícias com os perdidos.

Paul é evangelista no estado americano de Michigan. Ele serviu por sete anos na Romênia. O artigo acima foi ligeiramente adaptado.

··· Assine o site gratuitamente:


 

3 Comments

Comment 2023-11-21

Texto apropriado para o momento que vivemos com a guerra no Oriente.

Comment 2023-11-21

Quanto ao Israel espiritual hoje ok, bom texto. Mas segundo alguns eruditos os capítulos 9,10,11 pode ainda tratar-se de uma profecia no sentido de que o Israel físico possa se arrepender em massa. De qualquer modo, o que particularmente até fico contente com o q está acontecendo, é que cada vez mais a Bíblia se torna a Verdade.

Comment 2023-11-21

Senti falta de um aprofundamento . Algo mais esclarecedor sobre esta guerra entre Israel e Palestina. Até quando viveremos esta história?
Como cristãos , devemos ser imparciais ou parciais ( a favor de Israel)?