O que é a ‘igreja invisível’?

O conceito não aparece na Bíblia.

A frase: “igreja invisível”, é utilizada pelos protestantes (dos quais os evangélicos fazem parte) numa tentativa de resgatar a unidade da igreja ensinada na Bíblia e exigida pelo Senhor. Serve como justificativa, em parte, para a existência das denominações.

Escreveu um protestante: “A Igreja visível é aquela conhecida pela sua bandeira denominacional”.

Outro escritor protestante começou seu artigo sobre o assunto assim: “A Bíblia nunca usa o termo igreja visível ou igreja invisível”. Se a Bíblia não usa o termo, é bom sinal de que a coisa não existe na Palavra de Deus. Outra frase usada nesse sentido às vezes, e também ausente na Bíblia, é “igreja mística”.

A explicação do conceito varia entre autores, mas basicamente é descrita assim:

“A igreja invisível é a verdadeira igreja, que só Deus pode ver: crentes nascidos de novo do passado, presente e futuro. Porque nem todos que frequentam a igreja ou realizam atos religiosos são salvos, a igreja visível inclui os incrédulos. A igreja invisível é formada pelos redimidos e selada por Deus”.

É dessa maneira que os denominacionais tentam resgatar a unidade da igreja de Deus e ainda permanecer em divisões religiosas. Não apenas as justificam mas se gloriam nelas.

É óbvio que Deus conhece o coração de cada um e julga conforme seu conhecimento perfeito do homem. A leitura das cartas às sete congregações da Ásia, em Apocalipse 2-3, nos revela tal bela verdade. Ao mesmo tempo, Jesus considerava todas as congregações asiáticas, mesmo com seus problemas, como “igreja”. É importante notar que uma corria o risco de perder seu lugar no Reino, porque não cumpriu o propósito de Deus. Mas Jesus não fez divisão entre igreja visível e invisível.

O famoso R.C. Sproul escreveu: “O ponto de unificação da igreja invisível, aquilo que unifica e transcende as barreiras de igreja e linhas denominacionais, é o nosso enxerto em Cristo”.

Antes de falar da igreja invisível, Sproul afirmou:

“(…) você precisa ir à igreja para ser um cristão? A frequência na igreja, se você for fisicamente capaz, é um requisito para ir ao céu? Em um sentido bastante técnico, a resposta é não”.

Falar de igreja invisível é inventar uma categoria ou conceito ausente na Bíblia. Serve apenas para confundir e defender ensinamentos humanos e denominações sectárias que não têm lugar no plano de Deus.

Falemos o que fala a Bíblia, nos termos bíblicos. Se não, corremos o risco de ensinar o que nela não está presente.

··· Assine o site gratuitamente: