Estabelecendo novas congregações

O Senhor deu ao seu povo hoje tudo o que precisa para evangelizar o mundo.

POR J.C. CHOATE — Em regiões do mundo onde a igreja ainda é jovem e crescente, havendo já um notável índice de crescimento, é necessário ter pregadores que tenham espírito evangelístico, não só na conversão de almas a Cristo, mas também no estabelecimento de novas congregações. Cada área de cada cidade grande precisa ter uma congregação, bem como todas as cidades e vilas vizinhas.

Isso significa que precisamos de muitos pregadores para trabalhar com as congregações já existentes, mas também para começar novas. E com toda alma convertida e com cada nova congregação estabelecida, estas podem não apenas aumentar a força de trabalho, mas também ajudar a sustentar o trabalho que está sendo feito.

Por exemplo, não deveriam ser necessários mil irmãos para sustentar um pregador, nem mesmo centenas, nem mesmo cem. Na verdade, não deveria ser preciso tantos irmãos de uma congregação para ter fundos suficientes para sustentar um pregador; isto é, se eles ofertarem como a Bíblia ensina. Eles também podem ajudar o pregador de outras maneiras, com comida, roupas, etc. Quando realmente temos um espírito evangelístico, então as coisas começam a acontecer para permitir que a causa de Cristo se espalhe.

Como pregador, você não deve apenas ser capaz de converter almas a Cristo, mas se você estiver em áreas onde a igreja não existe, então você deve ser capaz de ajudá-los a se organizarem para formar uma congregação. Mesmo se estiver trabalhando com uma congregação, você deve procurar oportunidades para começar novas congregações.

O evangelismo é a própria vida da igreja. Dá aos irmãos uma missão, um propósito para a existência, uma meta para a qual trabalhar. Vivemos para ajudar os outros a viver. Devemos ser capazes de nos reproduzir onde quer que estejamos. Pregadores e evangelizadores podem dar o exemplo nisso, mas todos os irmãos devem apoiar a missão. Participar dela e ver o que ela produz traz alegria e felicidade, encorajamento e força.

Se você ler o livro de Atos, poderá ver como a igreja começou na cidade de Jerusalém no primeiro Pentecostes após a ressurreição de Cristo. Então, ao continuar lendo, você descobrirá que, à medida que o evangelho foi levado a outras cidades e áreas, e à medida que as pessoas obedeciam ao Senhor, outras congregações foram estabelecidas. Paulo e os que o acompanhavam fizeram três viagens missionárias, pregando na Ásia e na Europa, e por onde foram a igreja de nosso Senhor foi plantada.

Não apenas com eles, mas o mesmo aconteceu com os outros apóstolos e muitos pregadores quando saíram para divulgar a causa de Cristo. Na verdade, ele se espalhou tão rapidamente que o evangelho foi levado a toda criatura debaixo do céu em menos de 30 anos, Cl 1.23. Centenas e até milhares e milhares de congregações foram estabelecidas.

Não, não era fácil naqueles dias pregar o evangelho e estabelecer congregações. Eles enfrentaram oposição, foram perseguidos, muitos discípulos até foram mortos por sua fé, mas isso não os impediu. Isso apenas acrescentou combustível às chamas do evangelismo, da conversão e do estabelecimento de congregações do Senhor em todo o mundo. Novamente, você pode ler muito sobre isso no livro de Atos, como aconteceu com Pedro e João, At 3 e 4, o apedrejamento de Estêvão, At 7, o assassinato de Tiago, At 12, e todos as coisas que Paulo sofreu.

Nem eles tinham muita riqueza para trabalhar. Os pregadores não recebiam salários, embora alguns fossem ajudados aqui e ali. Certamente, eles não tinham nenhum país estrangeiro para cobrir suas despesas. Eles não tinham prédios próprios, pois se reuniam em casas, estádios ou outros locais públicos de reunião, e também não tinham escolas de treinamento de pregadores, faculdades cristãs e muitas outras coisas que pensamos ser necessárias hoje. No entanto, eles saíram e fizeram o trabalho.

Vou lhe dizer, porém, o que eles tinham. Eles tinham fé em Deus, amor pelo Senhor e pelas almas dos homens, zelo em divulgar sua causa e determinação e disposição para trabalhar. Eles estavam dispostos a sofrer, morrer ou fazer o que fosse necessário para o trabalho. Eles não estavam dispostos a aceitar um "não" como resposta. Eles acreditaram que isso poderia ser feito e eles fizeram. Eles não paravam, não desistiam, não voltavam, não davam desculpas nem se recusavam a continuar. Que grande povo eles eram e que exemplo nos deram! Eles mudaram o mundo e ainda estamos aproveitando os benefícios disso.

O Senhor ainda está nos dizendo hoje que devemos ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura, Mc 16.15-16. As pessoas ainda estão perdidas e precisam ser salvas. Nós que somos salvos somos os que foram comissionados para fazer isso. Se você ler o livro de Atos novamente, descobrirá que os apóstolos e seus convertidos pregaram o evangelho, o mesmo evangelho em todos os lugares aonde foram, e quando havia quem acreditasse, se arrependesse de seus pecados, confessasse a Cristo como o Filho de Deus, e fosse imerso para a remissão de seus pecados, então o Senhor o salvou e o acrescentou à sua igreja, At 2. Você também notará que as Escrituras estão constantemente falando sobre milhares obedecendo, muitos sendo acrescentados e seu número crescendo.

Como resultado, cada vez que dois ou mais obedeciam ao Senhor em uma dessas áreas, uma congregação era estabelecida. Cada congregação geralmente começava com vários membros. Ou seja, eles começavam a se reunir semanalmente para adorar a Deus e, à medida que crescessem e tivessem homens que pudessem se qualificar para serem presbíteros e diáconos, eles eram designados pelos irmãos para guiar a congregação. Havia também pregadores, mestres, etc., que também se desenvolveram e então começaram a espalhar o evangelho ao seu redor e talvez até outras congregações fossem estabelecidas.

Agora, isso é o que é necessário hoje. Pregue o evangelho, converta algumas almas e estabeleça uma congregação onde quer que esteja. Aqueles que obedecem podem começar a adorar a Deus e trabalhar onde estão.

O Senhor deu ao seu povo hoje tudo o que precisa para sair e evangelizar o mundo. Mais importante do que dinheiro, prédios, transporte e muitas outras coisas são a fé, o zelo, o amor, a coragem e a determinação de servir ao Senhor e divulgar sua causa.

Se você não pode fazer isso, o que seus esforços valem para o Senhor?

O irmão J.C. trabalhou décadas em muitos países na Ásia no evangelismo e no treinamento de obreiros, além de publicar milhares de exemplares de livros com o mesmo propósito. A matéria acima é um capítulo de um livro dele sobre treinamento de obreiros.

··· Assine o site gratuitamente: