Aprenda a aprender

Seis chaves para melhor aprender a estudar a Bíblia.

O irmão Earle West escreveu um livro sobre como estudar a Bíblia. Um capítulo tem como título: “Aprendendo a aprender”. Ele abre o capítulo assim:

“Eu leio a Bíblia mas não tiro nenhum proveito”. Esta reclamação comum é explicada muitas vezes por dizer que temos muitas coisas na mente, ou que é difícil estudar a Bíblia. A dificuldade real é, provavelmente, que não sabemos como aprender de forma eficaz. Talvez esperemos que a aprendizagem aconteça de forma automática ao correr os olhos pela página. A Bíblia não é tão difícil quanto pensamos. Todos temos poderes mentais maiores do que utilizamos. Podemos estudar melhor a Bíblia quando melhoramos o processo de aprendizagem. (How to study the Bible [Singapura: Choate, 1979]: 24)

O autor fornece seis chaves para melhor aprender no esforço de estudar a Bíblia. A seguir, resumimos as seis chaves que ele descreveu.

(1) MOTIVAÇÃO. Se você tem apenas um senso de dever, sem expectativa de aprender algo, a motivação será pouca e aprenderá pouco. Boas motivações, entre outras, são o amor pela palavra de Deus, e também o desejo de resolver alguma questão ou dúvida por meio da luz da palavra.

(2) REAÇÃO. Talvez você já tivesse a experiência de ler um texto para depois reparar que não lembrava do que se tratava. A mente tem de ser ativa para aprender. Não é uma atividade passiva. A mente tem de interagir com o assunto, com o texto. A mente ativa vai sempre fazer perguntas, ligar o conteúdo com algo ouvido ou aprendido anteriormente, aplicar o material à própria vida, concordar ou discordar.

(3) CONCENTRAÇÃO. Muitas pessoas ficam desanimadas porque esquecem rapidamente. Ou não sabem como se concentrar ou não tem a intenção de se concentrar. O ambiente físico precisa ser propício. O formato de Bíblia é importante: letra confortável, sem muitas distrações como notas. Estabelecer hábitos de estudos, como o mesmo horário e local, ajudará, bem como tempo suficiente para assimilar, sem ser demorado demais. Um plano e programa de estudo são importantes também.

(4) ORGANIZAÇÃO. Montar um quebra-cabeça é difícil se você não viu antes uma imagem inteira dele. No estudo bíblico, ajuda a ter uma ideia geral do texto ou tópico. Resumos bíblicos podem ajudar nisso. (Ver a série sendo publicada agora na revista Edificação.) Adquira a capacidade de fazer uma olhada rápida no material ou no capítulo, para ter uma noção geral das ideias. Ao ouvir mensagens ou aulas, procure os pontos principais. É mais fácil aprender quando se pode organizar em alguma forma em vez de segurar na mente como uma massa de itens confusos.

(5) COMPREENSÃO. É isso que ocorre quando você pegou a ideia do que lê ou ouve. As pessoas se enganam quando dizem: “Entendi mas não consigo explicar”. Um teste da sua compreensão é a capacidade de colocar em outras palavras. Ao longo do seu estudo, em vários momentos, pergunte-se: “O que é que estou aprendendo?” Ajudará imensamente a desenvolver o hábito de escrever e tomar notas, especialmente na forma de esboço ou resumos. Conversar com outra pessoa sobre o que vem aprendendo também poderá contribuir para a aprendizagem.

(6) REPETIÇÃO. Já se observou que as crianças aprendem por meio da repetição, mas todos aprendemos dessa mesma forma. São poucas as ideias ou verdades que perduram a vida toda depois de ouvir algo uma única vez. É preciso incluir no processo de aprendizagem momentos para revisão do material. Os experimentos mostram que vários períodos curtos de revisão ajudam a reter melhor o material do que poucos de maior duração. As revisões devem levar em conta os cinco princípios acima.

CONCLUSÃO. Estes princípios ajudarão você a aprender somente se você está ciente deles e criam maneiras de praticá-los. A mera leitura deste artigo nada adiantará. É importante trabalhar em como pensar no ato de ouvir ou de ler. Metade do seu tempo, pelo menos, deve ser dedicado a pensar sobre o que está lendo ou ouvindo. Se você descobrir que seu tempo de estudo é dedicado basicamente à leitura, deve reorganizá-lo para lhe dar mais tempo para se dedicar aos princípios que incentivam a reflexão.

··· Assine o site gratuitamente: