O irmão Barrett Batsell Baxter foi importante evangelista e mestre americano no Século 20. O seguinte texto foi extraído de uma mensagem dele, publicada recentemente em site de apologética da irmandade.
Embora seja verdade que Cristo teve um tremendo impacto sobre nossa civilização em suas leis, em suas artes, em sua literatura e em seu padrão geral de vida, é muito mais importante que Cristo tenha trazido ao mundo uma concepção de verdade eterna que salvará as almas das pessoas. Aqui estão algumas das coisas que Jesus nos ensinou:
(1) A santidade da vida humana. Jesus respeitava os pobres e curava os doentes em uma época em que os pobres e os doentes eram desprezados e negligenciados. Foi o ensinamento de Jesus que eventualmente levou à derrubada da escravidão e pôs fim a práticas como a morte de crianças indesejadas.
(2) O valor da alma. Jesus disse: “A vida de um homem não consiste na abundância das coisas que ele possui” Lucas 12.15. Ele ressaltou que questões espirituais são mais importantes do que preocupações físicas quando disse: “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. 20 Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam” Mateus 6.19-20.
(3) A nobreza da mulher. Até Jesus vir, a mulher tinha sido mera propriedade a ser usada e abusada, mas nunca exaltada como uma criatura igual ao homem aos olhos de Deus.
(4) A irmandade do homem. Quando Jesus contou a história do Bom Samaritano, ele estava dizendo, na verdade, que os humildes samaritanos eram às vezes mais nobres do que os judeus exaltados. A mesma mensagem é encontrada nas palavras iniciais do discurso de Pedro à casa de Cornélio: “Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade, mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo” Atos 10.34-35.
(5) A paternidade de Deus. Na história do filho pródigo, Cristo claramente retrata Jeová como um Pai amoroso que anseia pelo retorno da humanidade rebelde, Lucas 15.
(6) O padrão perfeito para se viver. O padrão de vida em Cristo, conforme estabelecido no Sermão da Montanha e em muitas outras passagens, é o melhor padrão que o mundo já conheceu ou provavelmente conhecerá. Jesus disse: “Sejam vocês, pois, perfeitos, como é perfeito o Pai celestial de vocês” Mateus 5.48.
(7) Um exemplo perfeito a seguir. O escritor de Hebreus disse: “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; mas um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” Hebreus 4.15. Sem Cristo, os homens seriam como ovelhas sem pastor, mas com Cristo, temos apenas que seguir seus passos se quisermos alcançar a própria perfeição.
(8) O perdão dos pecados. O profeta Isaías disse: “Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós” Isaías 53.5-6.
(9) A liberdade do medo da morte. Nas palavras do apóstolo Paulo: “Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: ‘A morte foi destruída pela vitória’. ‘Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?’” 1 Coríntios 15.54-55.
(10) A promessa da vida eterna. Não há passagem mais bela de esperança em toda a Bíblia do que as palavras de Jesus: “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver” João 14.1-3.
One Comment
Muito lindo. Edificante.
Obrigada