Por que exaltar Cristo e o batismo?

Devemos exaltar o Cristo, o Salvador da humanidade, de todas as maneiras possíveis.

POR SCOTT RICHARDS ─ Uma pessoa ligou recentemente para o programa de rádio que o irmão Wabomba George faz todos os domingos de manhã em Uganda e perguntou: “Por que vocês exaltam a Cristo e ao batismo?” Meu interesse pela pergunta aumentou quando eu estava em Entebbe, Uganda, no dia seguinte. Outro irmão me contou que havia recebido uma pergunta semelhante.

A pergunta pode ter sido entendida como uma acusação, já que algumas pessoas não querem que Jesus seja exaltado. Elas pensam que Jesus não é diferente de Buda ou Maomé ou de algum outro homem que consideram bom. O fato é que a morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus são o cerne do evangelho, 1 Coríntios 15.1-4. A palavra de Deus não deixa espaço para equívocos nesta questão: Jesus deve ser exaltado acima de tudo, Colossenses 1.18.

Enquanto esteve nesta terra, Jesus declarou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” João 14.6. Ele também disse: “Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados” João 8.24.

Nosso Senhor deixou claro que todo indivíduo deve crer que ele é o Salvador do mundo. Uma pessoa que se recusa a acreditar em Jesus não tem esperança de vida eterna com Deus no céu.

Os apóstolos de Jesus foram igualmente claros sobre este assunto. Pedro, ao falar ao Sinédrio, afirmou que eles tinham rejeitado o Messias, Jesus, a quem deveriam estar procurando, e ainda afirmou que ele é o único caminho para o homem ser salvo do pecado.

Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’. Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos. Atos 4.11-12.

O apóstolo Paulo, escrevendo por inspiração do Espírito Santo, também afirmou: “Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo” 1 Coríntios 3.11.

A pena inspirada do apóstolo Paulo revela que todas as bênçãos espirituais estão em Cristo, Efésios 1.3. Estas bênçãos incluem o amor de Deus, Romanos 8.39, a graça de Deus, 2 Timóteo 1.9, a redenção do pecado, Romanos 3.24, a reconciliação com Deus, 2 Coríntios 5.19, a salvação, 2 Timothy 2.10, a esperança, 1 Timóteo 1.1, a vida, 1 Coríntios 15.22, e a liberdade, Gálatas 2.4.

Fora de Cristo, nenhuma dessas bênçãos espirituais, além de outras não mencionadas aqui, pode ser acessada por ninguém. Então, como podemos não exaltar a Cristo, visto que ele é o único caminho para a salvação e o lar eterno com Deus no céu? Devemos exaltar o Cristo, o Salvador da humanidade, de todas as maneiras possíveis.

Visto que todas as bênçãos espirituais estão disponíveis somente em Cristo, a pergunta deve ser feita: “Como alguém entra em Cristo?”

A palavra de Deus responde a esta pergunta claramente e sem equívocos: “Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, (…)”. Muitos falsos mestres param após esta declaração e não permitem que as pessoas ouçam o resto da declaração inspirada pelo Espírito Santo de Paulo. Paulo então acrescenta: “pois os que foram batizados para entrar em Cristo, de Cristo se revestiram” Gálatas 3.26-27 BND.

O poder salvador do sacrifício de Cristo só está disponível para uma pessoa quando ela se submete a ser imersa em Cristo para o perdão dos pecados, Atos 2.38. É nesse ato que eles entram em contato com o poder purificador do sangue de Cristo. O sangue purificador de Cristo é aplicado ao indivíduo somente no momento da imersão, Romanos 6.3-4. Só então eles entram em Cristo, entram em contato com seu sangue e desfrutam da liberdade do pecado e da morte.

Deixar de exaltar Cristo é deixar de trazer à mente das pessoas o acontecimento mais importante de toda a história humana. Enquanto outros diminuem e rebaixam o Filho unigênito de Deus, a sua igreja, a igreja de Jesus Cristo, deve sempre exaltá-lo e honrá-lo acima de tudo. Como os apóstolos, devemos anunciar

(…) a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. 1 Coríntios 1.23-24.

À medida que trabalhamos juntos para expandir as fronteiras do Reino de Deus, esforçamo-nos por incutir naqueles que treinamos na Palavra um zelo por Cristo que resultará na sua exaltação da parte deles, ao longo das suas vidas, para que todas as pessoas possam ser atraídas para ele.

Extraído do informativo: “Richards Newsletter” de outubro de 2023. Scott trabalha especialmente no evangelismo na Índia.

··· Assine o site gratuitamente: