Os céus e a terra serão destruídos

Jesus não reinará na terra por mil anos.

POR MIKE BROOKS

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão” Mateus 24.35.

Algumas coisas são eternas. Deus, seu lar espiritual e sua palavra são eternos. Eles sempre existiram e sempre existirão. Mas algumas coisas são temporais ou temporárias. Estão sujeitas ao passar do tempo. Com o passar do tempo, elas envelhecem e acabam ou morrem. O corpo humano vive um certo período de tempo e depois morre, Hebreus 9.27; Salmo 90.10. Tudo o que é de natureza material, tudo o que é criado, é temporário; isso vai acabar.

Isto é ensinado especificamente com relação ao universo em que vivemos. Pedro disse:

Porém o Dia do Senhor chegará como um ladrão. Naquele dia os céus vão desaparecer com um barulho espantoso, e tudo o que há no Universo será queimado. A terra e tudo o que existe nela vão sumir. 2 Pedro 3.10 NTLH.

Não resta dúvida de que este mundo será destruído.

Embora os eventos específicos descritos por Jesus em Mateus 24 sejam difíceis de identificar, e não seja certo exatamente quais deles se aplicam ao fim dos tempos e quais à destruição de Jerusalém, ele também profetizou sobre eventos catastróficos nos céus que estavam ligados ao “sinal do Filho do Homem” Mateus 24.30. Se esta passagem prediz sua segunda vinda, então isso aparentemente também é identificado como o momento em que os céus serão destruídos.

A descrição de Paulo da vinda de Jesus em 2 Tessalonicenses 1.6-10 também apoia o entendimento de que quando Jesus vier, os céus e a terra serão destruídos. Ele se vingará dos homens iníquos “em meio a chamas flamejantes”, punindo-os com “destruição eterna”. Ser-lhes-á negada “a presença do Senhor e a majestade do seu poder”.

Isto indica que quando Jesus vier, os mortos serão ressuscitados e a criação será destruída ao mesmo tempo ou talvez em rápida sucessão.

Aqueles que ensinam que Jesus voltará a esta terra para reinar durante mil anos num reino terreno ignoram o ensino das Escrituras de que a terra não continuará a existir após o retorno de Jesus. Eles também negligenciam o ensino claro de que ele não virá à terra, mas aparecerá no céu, onde todas as pessoas justas ressuscitadas e vivas serão elevadas para encontrá-lo “nos ares” 1 Thessalonicenses 4.17. Não pode haver um reinado terreno, pois não haverá terra onde ele possa ocorrer, nem seu povo ainda estará na terra.

Nota: A palavra “céu” ou “céus” é usada de diversas maneiras na Bíblia. O mundo antigo falava de três céus. O primeiro céu era onde os pássaros voavam e as nuvens existiam, imediatamente acima da terra. O segundo céu era o reino do sol, da lua e das estrelas, o nosso “espaço”. O terceiro céu era a morada espiritual de Deus e dos anjos. (Em algumas traduções 2 Coríntios 12.4 diz “no terceiro céu”). O primeiro e o segundo céus são matéria criada, Gênesis 1.1, e são temporais. São estes “céus” que serão destruídos. O terceiro céu é espiritual e eterno. Este não será destruído.

Mike trabalha em Nepal e Bangladesh e, para as congregações nesses países, escreveu o livro: Basic beliefs, do qual este artigo foi tirado.

··· Assine o site gratuitamente: