O amor que incomoda

O chamado radical ao amor nos chama a ultrapassar os limites.

POR PAUL HOLLAND ─ Os cristãos estão ligados uns aos outros. O chamado radical ao amor nos chama a ultrapassar os limites pela humildade e pela vontade de servir aos outros, Jo 15.13; 1Jo 3.16.

A sociedade quer definir o amor como química ou fogos de artifício (paixão). É por isso que é tão fácil as pessoas se divorciarem.

Deus define o amor como compromisso. Estabelece o padrão ao expressar seu amor por Israel. (Ver, por exemplo, o livro do profeta Oseias.) Israel era culpado de adultério espiritual, mas ele, por amor, estava comprometido com sua aliança com Israel.

COMO O AMOR INCOMODA

#1. Este amor nos compele a servir.

O sacrifício uns pelos outros é o procedimento operacional padrão para cristãos. Isso significa

  • que desligamos celulares quando visitamos outros;
  • que damos toda a atenção ao conversar com outros;
  • que estamos dispostos a ser incomodados quando chamados para servir.

#2. Este amor disciplina.

O amor que incomoda também nos obriga a não apoiar alguém que está vivendo em pecado, mas a disciplinar e repreender. As últimas palavras de Jesus à adúltera foram: “Agora vá e abandone sua vida de pecado”. Amamos e repreendemos no amor, cf. 2Co 2.4.

#3. Este amor ama os inimigos.

O amor que incomoda nos chama a amar também os nossos inimigos. Deus nos amou quando não éramos amáveis, então precisamos amar os outros mesmo quando eles não são amáveis, 1Jo 4.19.

Vivemos momento de partidarismo político intenso. Embora os cristãos devam manter o padrão de moralidade de Deus, devemos ter o cuidado de fazê-lo com amor e paciência para com aqueles que são enganados por Satanás. Até mesmo Jesus curou o ouvido de um soldado que tinha saído para prendê-lo.

Conclusão

Os primeiros cristãos se amaram e amaram seus próximos, inclusive os pagãos. Através desse amor que incomoda e do ensino do Evangelho, derrubaram o império romano.

Nós podemos fazer o mesmo.

Esta lição faz parte da futura obra: O caminho mais excelente e outros pequenos esboços, a ser lançada pelo Projeto Alcance. Assine o site, abaixo, para receber notícias de todos os lançamentos.

··· Assine o site gratuitamente:


 

One Comment

Comment 2023-09-18

Excelente artigo! O amor que Incomoda! Realmente, se vamos servir a Deus, de acordo com sua vontade, temos que servir o próximo. E no meu intendimento, servir ao próximo, não é só aos nossos irmãos que amamos, é sim aos que nós incomoda. O Senhor incomodou a umanidade, mas ele morreu por amor a ela. E nós não precisamos morrer, por ninguém, só servir com o amor.