Aprendemos nas últimas edições do Festival da Família de Deus o hino: “Coragem!” (Sim, aprendemos novos cânticos!) Essa virtude dos cristãos tem recebido atenção no nosso meio nos últimos tempos. Por isso, resolvi incluir no volume do dicionário de vocabulário bíblico, a sair ainda pela Associação Projeto Alcance, um verbete sobre o assunto.
Abaixo, você pode ler o início do verbete:
A pessoa corajosa demonstra uma confiança que se considera apta para superar desafios, enfrentar conflitos e alcançar metas. O cristão recebe tal confiança do Senhor pois ele lhe dá todas as condições, motivações e forças para vencer o que vem pela frente, Fp 2.12-18; 4.13; 2Pe 1.3. O conceito, portanto, é ligado à força e à atitude da fé. A coragem representa ação no meio de perigo ou ameaça.
Paulo termina a carta de 1Co com o chamado à coragem, utilizando um verbo que, no Novo Testamento, ocorre apenas em 16.13, cuja raiz é o substantivo “homem”. É traduzido literalmente como “portem-se varonilmente” (ver TB10). Ele se dirige a homens e mulheres, então a NBV capta bem a ideia: “portem-se como homens de coragem”. No seu comentário, Thistelton vê uma referência também à infantilidade dos coríntios (ver 1Co 3.1; 13.11; 14.20) e traduz o verbo assim: “mostrem uma coragem madura” (NIGTC 2000, 1336).
Em At 9.31, num dos resumos do crescimento da igreja, a versão da Almeida Séc. 21 verte como coragem uma palavra normalmente traduzida como conforto ou encorajamento: “(…) E crescia em número, pela coragem vinda do Espírito Santo”. Evidentemente, os tradutores enxergaram uma qualidade mais assertiva do que o conforto, talvez pensando no momento de oração em Atos 4. Essa tradução traz outro enfoque para as necessárias condições do crescimento da igreja.
O salmista expressou bem a ideia da coragem em Sl 18.29: “Com o teu auxílio enfrento uma tropa; com o meu Deus salto uma muralha”.
Para pensar:
- Quais outros textos bíblicos você conhece sobre a coragem?
- Cite alguns exemplos bíblicos da coragem.
- Quais são os três elementos que compõem essa virtude?
- Como a coragem se mostra necessária para o crescimento da igreja?
- Conte um momento quando você demonstrou coragem.
Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.
Assine o site gratuitamente: