O orgulho das nações: Isaías

O orgulho ofusca a glória de Deus.

POR WARREN BALDWIN ─ O plano de Deus é salvar todas as pessoas. Não umas poucas escolhidas a dedo. Não de uma única nação. Deus não favorece o povo dos Estados Unidos, ou Bélgica, ou Israel, ou Bangladesh, ou Brasil, sobre qualquer outra nação.

Isso fica claro em Isaías. É um livro de profecia no Antigo Testamento. O livro de Isaías é um registro dos sermões e do ministério de pregação do profeta Isaías.

Isaías começou a pregar por volta de 740 a.C., ou seja, antes de Cristo, e pregou por cerca de 40 anos. Ele pregou em Jerusalém e arredores. Sua pregação, ou profecia, dizia respeito a Judá e Jerusalém.

Isaías fez algumas repreensões mordazes contra o orgulho de Israel. Ele os acusou de se rebelarem contra ele, e nem mesmo conhecerem seu próprio mestre, que era Deus. Ele disse no capítulo 1.3 que os bois e jumentos conhecem seu mestre, mas Israel não conhece o seu. O verso 12 acusou Israel de pisotear seus tribunais, significando que sua adoração a ele não tinha sentido porque seus corações não estavam com ele.

Isaías também teve repreensão para as nações ao redor de Israel. Isaías profetizou contra Babilônia, Síria, Filístia, Moabe, Cuxe e Egito. Por causa do orgulho e outros pecados, todas essas nações cairiam sob o julgamento e castigo de Deus. A terra inteira sentiria o desagrado de Deus.

Isaías 24.4-6 diz:

“A terra seca-se e murcha, o mundo definha e murcha, definham os nobres da terra. A terra está contaminada pelos seus habitantes, porque desobedeceram às leis, violaram os decretos e quebraram a aliança eterna. Por isso a maldição consome a terra, e seu povo é culpado. Por isso os habitantes da terra são consumidos pelo fogo, ao ponto de sobrarem pouquíssimos”.

Normalmente não recorremos aos profetas para ler um texto ou mensagem que nos faça sentir bem. Há muitos deles na Bíblia e alguns deles estão até nos profetas, que eu mostrarei daqui a pouco. Mas os profetas não estão preocupados em nos ajudar a ter um bom dia. Eles se preocupam em abrir nossos olhos para o nosso pecado e a nossa corrupção para que saibamos nos arrepender e colocar nossas vidas em ordem com Deus. Os profetas falam sobre a nossa salvação. Não apenas sobre um bom dia, mas sobre uma boa eternidade.

Isaías 25.8 diz:

“O Senhor Deus acabará para sempre com a morte. Ele enxugará as lágrimas dos olhos de todos e fará desaparecer do mundo inteiro a vergonha que o seu povo está passando. O Senhor falou” NTLH.

A promessa de acabar com a morte e enxugar as lágrimas pode ter sido aplicada inicialmente a Israel, mas foi aplicada mais tarde a todas as pessoas em todas as nações. O julgamento de Deus cai sobre toda a terra, mas também sua graça, misericórdia e salvação.

Uma das armadilhas dessas nações antigas que trouxeram o julgamento de Deus foi seu orgulho. Orgulho em suas vitórias militares. Orgulho em seu poder e prestígio no mundo. Orgulho em suas posses.

O castigo de Deus veio sobre eles para humilhá-los, para que reconhecessem o verdadeiro governante do mundo inteiro: Deus.

O orgulho nos eleva a um ponto em que não podemos reconhecer a glória de Deus. A humildade é o que nos permite olhar para cima e ver Deus em todo o seu esplendor. E quando vemos Deus em seu glorioso esplendor, é quando podemos louvá-lo como nosso Senhor e Salvador e nos humilhar em sua presença. É quando Deus pode acabar com a morte e enxugar cada lágrima de nossos olhos. E esse será um momento glorioso com o poder de Deus na eternidade.

Warren é um evangelista no estado americano de Kansas. Este artigo foi enviado por email há alguns dias.

··· Assine o site gratuitamente: