Meu amigo Jon mora na cidade de Glasgow, na Escócia. Ele é presbítero e evangelista. Traduzi um estudo dele para uma obra que espero publicar ainda nesta vida. (Sou devagar com as coisas, às vezes.) O estudo dele trata do evangelho. Um pequeno pedaço do estudo dele segue abaixo:
O QUE ACONTECE QUANDO JESUS SALVA
- Nossos pecados são perdoados, Atos 2.38; Atos 22.16.
- Somos agora salvos, Marcos 16.15-16; Atos 4.12.
- Somos acrescentados ao corpo de Cristo, Atos 2.47; Gálatas 3.26-27.
- Temos uma vida nova, 2 Coríntios 5.16-21; Romanos 6.1-4.
Estas são apenas algumas das coisas que acontecem quando Jesus nos salva. Cada ponto merece uma extensa explicação, tal a riqueza de detalhes e a grandeza da história divina que chegou a realizar esta obra.
Quero, porém, apenas mencionar alguns pontos sobre a última coisa: Temos uma vida nova. O apóstolo Paulo escreveu: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” 2 Coríntios 5.17. Em Cristo, tudo se torna novo.
Primeiro, temos um novo modo de pensar. Este é, pelo contexto, o ponto principal do verso acima, a maneira como consideramos as pessoas e ao próprio Jesus, ver verso 16. (Por favor, pegue sua Bíblia e leia o texto.) Não pensamos de forma egoísta, para ver o que podemos conseguir dos outros. Nem atribuímos aos outros segundas intenções. Vemos os outros com os olhos de Deus, como alvo da sua bondade.
Segundo, vivemos de forma diferente agora, porque Cristo morreu por nós, ver versos 14-15. (Pegou sua Bíblia?) Podemos viver agora de forma desprendida. Agora, vivemos não para nós mesmos, “mas para aquele que por [nós] morreu e ressuscitou”. Conhecemos o temor ao Senhor e o amor de Cristo, ver versos 11 e 14. Cristo é tudo para nós agora. Dedicamos nossa vida a ele, porque ele merece, porque ele nos buscará no fim de todas as coisas para nos levar a morar sempre com ele.
Terceiro, temos um trabalho novo. Não digo que vamos mudar de emprego, mas nos esforçamos agora para um propósito maior, o serviço da reconciliação, ver verso 18. A esperança eterna que temos, queremos para os outros. A comunhão com Deus que recebemos, oferecemos aos outros. Este serviço é constituído por uma mensagem, ver versos 19-20. (Está com a Bíblia aberta, não está?) O mundo secular já pegou emprestado o termo “evangelista” para descrever aquele que promove um projeto ou uma ideia qualquer. Neste sentido, somos todos, em Cristo, evangelistas, porque procuramos “convencer as pessoas a aceitarem a verdade” ver verso 11 (citação da Versão fácil de ler).
Não fiz jus a esta verdade sobre a novidade de vida em Cristo, mas talvez você tenha uma pequena ideia desta vida maravilhosa que o aguarda. O convite é para você, vem do Pai, do Espírito Santo e do Senhor Jesus Cristo. Venha!