Você, e somente você, é responsável pelos seus pensamentos.
“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” Cl 3.1-2 NVI.
A vida em Cristo permite, e exige, uma nova mentalidade. O Senhor nos oferece a possibilidade de uma decisão definitiva: concentrar-nos nas coisas do alto, isto é, os interesses celestiais do Reino de Deus. É impossível agradar a Deus e ir para o Céu quando os pensamentos estão nas coisas terrenas.
Alguns não querem assumir a responsabilidade pelos seus atos, pelos pensamentos e nem pelas emoções. A explicação é fácil: preferem ficar no mundo enquanto vivem a hipocrisia de estarem vivendo no Espírito. Usam a impossibilidade de controlar a vida como desculpa para o mal. Falam para si mesmos a mentira que tudo é fora do seu controle. Entregam a responsabilidade a outros e culpam todos, desde Deus, o diabo, os pais, os filhos, o cônjuge, etc., pela sua fraqueza mental.
Fomos criados na imagem de Deus. Ele tem uma mente, com que pensa, planeja e age, Rm 11.34; 1Co 2.16; 2Sm 14.14. Foi ele “que formou a mente do ser humano” Sl 33.15 VFL. Ele coloca suas leis na mente dos seguidores de Cristo, Hb 8.10. O Deus que pensa direito quer filhos que pensam da mesma forma como ele.
O que significa sermos renovados em nossa mente? Rm 12.2, isto é, termos uma “nova maneira de pensar” VFL? Significa pensar os pensamentos de Deus. Significa assumir a responsabilidade pelo que pensamos. Significa mergulhar no pensamento divino e deleitar-nos com o propósito eterno. Significa abrir a mente à operação do seu Espírito, para que sejamos puros e preparados para a eternidade.
Quando entregamos a vida a Cristo, Deus cuida da nossa mente, possibilitando que ela se torne instrumento do bem e promotora da paz: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” Fp 4.7.
Como é que Deus guarda o nosso coração? A resposta serve para tantas perguntas feitas sobre a vida em Cristo: (1) Pela leitura assídua das Escrituras; (2) Pela participação com o povo de Deus, pessoas que buscam ter os mesmos pensamentos; (3) Pela oração e súplica constante que pede o poder do Espírito de Deus dentro de nós.
A batalha espiritual está concentrada na mente do ser humano. Você terá sucesso ou cairá na derrota, dependendo da maneira como você cuida da sua mente. Por todo lado nas Escrituras, as orações e os conselhos se concentram na mente, como estes textos com os quais concluímos:
“Examine-me, ó Deus, e conheça o meu coração; ponha-me à prova e conheça os meus pensamentos” Sl 139.23 VFL.
“Que as minhas palavras e os meus pensamentos sejam aceitáveis a ti, ó Senhor Deus, minha rocha e meu defensor!” Sl 19.14 NTLH.
“Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos” Pv 4.23 NTLH.
“Deus, por meio de Cristo Jesus, julgará os pensamentos secretos de todas as pessoas” Rm 2.16 NTLH.
“Pois a palavra de Deus (…) julga os pensamentos e intenções do coração” Hb 4.12.
“Pensem nessas coisas” Fp 4.8.