5 sinais que sua congregação está mudando o evangelho

Os progressistas querem mudar sua congregação. Às vezes, são pessoas dentro dela que trocaram as suas convicções e se manifestam aos poucos. Às vezes, elas veem oportunidade de começar de repente um ensino diferente. Outras vezes, são pessoas de fora querendo exercer influência.

Tenho falado faz tempo que não podemos nos dar ao luxo de acreditar que todos os que se chamam irmãos sejam fiéis à sã doutrina. Mesmo irmãos que conhecemos de longa data estão mudando seu ensino. Não convidem ninguém sem primeiro perguntar a respeito do seu ensino.

Estão ganhando força dentro do catolicismo e do protestantismo correntes semelhantes. Aliás, começaram no seu meio. Essa nova tendência (que não é tão nova assim) está assuntando os religiosos tradicionais. A nossa preocupação não é manter uma tradição, mas sim a fidelidade ao ensino da Bíblia. Influências estão vindo desses grupos para desviar irmãos da verdade.

Uma autora identificou cinco sinais do ensino e das ênfases dos progressistas. Com um pouco de adaptação, estes também servem para nosso contexto.

(1) Um conceito rebaixado da Bíblia

Em vez do ensino bíblico, há ênfase na crença pessoal. A Bíblia deixa de ser considerada como a palavra inspirada de Deus, pois se afirma que, quando a pessoa encontra algo que chama a atenção, a Bíblia se torna a palavra de Deus. O homem se tornou juiz. A Bíblia não é mais autoridade. Muitos progressistas afirmam que haja a presença de erros históricos na Bíblia e acusam autores bíblicos, como Paulo, de se enganarem.

(2) Sentimentos acima dos fatos

Segundo a autora, entre os progressistas, “experiências, sentimentos e opiniões pessoais tendem a ser valorizados acima da verdade objetiva. À medida que a Bíblia deixa de ser considerada como a palavra definitiva de Deus, o que uma pessoa sente ser verdade torna-se a autoridade máxima para a fé e a prática”. Isso no mundo religioso sempre existia, mas agora se tornou onda devastadora que invade até as nossas congregações. Quando alguém começa com a frase: “Eu acho que”, ou ainda: “Eu sinto que”, já começou errado. A expressão emocional raramente faz boa doutrina.

(3) Doutrinas essenciais estão sendo reinterpretadas

Tudo é questionado, desde a existência do inferno, a realidade da ressurreição, o aborto, o homossexualismo, até a necessidade da imersão para o perdão dos pecados, o canto na adoração e o papel da mulher na igreja. Um dos argumentos é que a cultura de hoje é diferente que a da antiguidade e por isso as posições de então não valem mais. A igreja precisa estudar mais e mais sobre a doutrina de Cristo. (Ver, por exemplo, Estudos na doutrina de Cristo, de Roger Dickson.)

(4) Os termos bíblicos são redefinidos

O socialismo e o autoritarismo fazem a reinterpretação das palavras nas sociedades ao redor do mundo. Os progressistas aprenderam a fazê-la também. “Graça” se torna licenciosidade. (Compare Jd 4; Rm 6.1ss.) “Deus” se tornou o ídolo que aprova tudo o que o homem quer fazer, aquele cuja santidade não faz exigências. “Salvação” diz respeito à “justiça social” e a melhores condições econômicas. “Amor” não permite falar a verdade sobre o pecado, o erro e a mentira. Já sabemos que, entre as denominações, já foram redefinidos há muito tempo termos como “igreja”, “pastor”, “cristão” e “batismo”.

(5) Jesus vira exemplo e não sacrifício

Assim, o pecado acaba não sendo nosso problema maior. Ouvi um irmão conceituado pregar uma vez no Encontro Nacional de Obreiros Cristãos que Jesus não morreu em nosso lugar. Ninguém o contestou. Foi por causa de quem falou? Hoje, ele nem está mais no nosso meio, mas levou sua congregação para o meio protestante. Muitas falsas doutrinas começam pela natureza de Deus e a obra de Cristo. Nessas áreas, todo cuidado é pouco. A propiciação de Cristo aplaca a ira de Deus. Pergunte um progressista sobre isso.

A igreja de Deus continua na luta acirrada pela vida. Por isso mesmo ela precisa ter a astúcia de reconhecer as ciladas do diabo, Mt 10.16; Ef 6.11. As portas do hades contra ela não prevalecerão, Mt 16.18. Os fiéis terão vitória, Ap 2.20. “Essa é a vitória dos seus servos fiéis. Aleluia!” Sl 149.9b NTLH.

··· Assine o site gratuitamente:


 

2 thoughts on “5 sinais que sua congregação está mudando o evangelho

  1. Grandes verdades neste texto.
    Sejamos corajosos e perspicazes em defender a Palavra de Deus (a Bíblia), em proclamar nossa fé em Jesus e ter toda confiança no Pai.

  2. Chamamento importantíssimo para o estudo e vigilância da sã doutrina do Senhor!

Comments are closed.