Não se preocupem com os seus bens, pois o melhor de todo o Egito será de vocês. Gênesis 45.20.
A natureza humana não redimida se preocupa com os bens. Fica ansiosa sobre suas necessidades. Procura juntar a garantia da sua vida.
José disse as palavras acima para seus irmãos. Como o segundo em comando no Egito, tinha como cuidar deles. Prometeu: “Eu lhes darei o melhor da terra do Egito e vocês poderão desfrutar a fartura desta terra” v. 18. Isso porque Deus tinha mandado ele para lá para salvar muita gente e tinha tornado ele “senhor de todo o Egito” vv. 8-9.
Quando o povo de Israel saiu do Egito 400 anos mais tarde, Deus também cuidou deles, despojando os egípcios das suas riquezas. Em cada passo, Deus cuidou. Leia o Psalm 37 para uma afirmação dos cuidados de Deus: “Ele é sempre generoso” v. 26.
Desde o dia de Pentecoste, Deus tem cuidado da sua igreja. Jesus ensinou sobre a vida no seu Reino: os pagãos correm atrás das coisas desta vida, mas seu povo busca o Reino e a justiça de Deus, dependendo dele para suprir suas necessidades, ler Mateus 6.
Em muitos casos, mesmo dentro da igreja de Deus, a natureza humana não se converteu ainda. Continua trabalhando dia e noite para conseguir as coisas desta vida. A fé não se desenvolveu. Falta confiança em Deus. Pensa nas coisas dos homens em vez das coisas de Deus.
Na igreja, pela igreja, dentro da igreja, Jesus não somente salva mas cuida. Esta é a nossa glória.
Senhor Deus, arrependo-me da carnalidade que não confia nos seus cuidados. Mostra-me a tua promessa, em Cristo, Amém.