Depende de quem fala

Cada um fala de um jeito?

Hoje, no X (antigo Twitter), apareceu este título: “Bíblias de estudo que todo cristão deveria ter”, com uma lista de três volumes diferentes. Recebo de vez em quando a pergunta sobre quais Bíblias comentadas eu recomendaria. Minha resposta foi publicada na revista Edificação e uma atualização dela sairá junto com o volume: Esclareça suas dúvidas, a ser publicado ainda pelo Projeto Alcance.

Há uma divergência grande entre a minha lista e a lista dos três volumes publicados hoje. Na minha lista não consta nenhum dos três da outra lista. Talvez um dia um ou outro venha a constar algo da outra lista. Porém, a outra lista mostra um interesse especial: todos os três volumes são publicados pela mesma editora e a postagem foi feita por ela mesma.

Assim, o título ganha outro significado: “Bíblias de estudo que todo cristão deveria ter”, não é mesmo? A editora está vendendo seu peixe. Mais uma vez é comprovada a frase: “Depende de quem está falando”.

O católico vende o seu peixe, como também o protestante defende os princípios da Reforma luterana. O ortodoxo argumenta a favor da sua posição, da mesma maneira que o ateu apresenta argumentos contra a existência de Deus.

E a gente? Não temos nós também um posição a defender? Alguns irmãos falam, para extremo desgosto meu, sobre o que a “Igreja de Cristo ensina”. (Quem fala nesses termos é igual ao denominacional, se não pior.)

O irmão Barry Newton publicou recentemente um artigo na revista Forthright sobre os capítulos 1-3 do livro de Romanos, para fazer “uma leitura não luterana” desta importante carta do apóstolo Paulo. Ele se refere à lente pela qual os protestantes leem o livro.

Estamos então querendo dizer, como muitos afirmam, que cada um lê a Bíblia de um jeito, que cada um tem uma interpretação própria da Bíblia? Longe disso! Há sim muitas interpretações religiosas da Bíblia. Contudo, ela tem uma mensagem própria, frequentemente ignorada pelos grupos religiosos.

Feliz então o nome do curso dos irmãos em Salvador da Bahia: “Deixe a Bíblia falar”. A mensagem da Bíblia é uma só e pode ser compreendida pelo leitor sincero. Ainda pode ser conferida pela própria Bíblia, pois uma das regras da assim chamada Hermenêutica é: “A Bíblia é sua melhor intérprete”. Embora a expressão deixe a desejar, o significado é que a própria Bíblia oferece o contexto para compreender sua mensagem, seja o contexto imediato, seja o contexto maior que reforça ou contradiz as conclusões humanas. É exatamente isso que o irmão Barry fez no artigo dele acima. É isso o que significar deixar a Bíblia falar. Não impomos nossa própria ideia.

Quando um ser humano fala algo sobre a Bíblia, é preciso conferir nas próprias Escrituras. Pois muitas vezes quem fala tem interesses, como a editoria que recomendou apenas suas próprias publicações. Muitos irmãos estão repetindo afirmações de gente interesseira, gente que defende e divulga as suas religiões usando a Bíblia ─ e usando-a mal. Mas repetem e adotam porque tais mestres usam palavras bonitas, raciocínio agradável, apelos emotivos e recomendações que satisfazem a carne.

A grande pergunta tem de ser: O que diz o Texto? Marcos 12.26; Lucas 10.26; Atos 17.11. Deixe que a Bíblia fale, porque assim é Deus que fala e não o homem.

Quando é que vamos aprender a não ir além do que está escrito? 1 Coríntios 4.6. Quando é que vamos respeitar a autoridade de Cristo? Mateus 28.18. Quando é que vamos parar de imitar as religiões ao redor, exatamente como Israel fez na aliança de Moisés? 1 Samuel 8.5, 20; 1 Reis 14.24.

Olhe quem está falando! Depende se estão vendendo o próprio peixe, ou se estão proclamando toda a vontade de Deus, Atos 20.27.

··· Assine o site gratuitamente:


 

One Comment

Comment 2023-12-04

Vamos ler o que JESUS ensinou. Assim focamos no Cristo e não na Bíblia (estratégia de atrair). Pregamos Cristo e não igrejas. Não devemos errar igual aos outros. Não devemos rotular o nome “igreja de Cristo”. Somos simplesmente “igreja”….até mesmo sem nome (isto atrai atenção). Foco é JESUS e não “igreja” (uma vez atraida a atenção) aí fica mais fácil explicar o quê é igreja na Bíblia rs