O irmão de condição humilde deve orgulhar-se por causa da sua elevada posição; já o rico deve orgulhar-se por causa da sua condição humilde, porque ele passará como a flor do campo. Tiago 1.9-10
A VFL verte “elevada posição” assim: “Deus ter-lhe dado riquezas espirituais”. Melhor do que a tradução interpretativa da NTLH: “Deus faz com que melhore de vida”. A ideia da passagem acima é que Deus vira tudo de ponta cabeça, mas não necessariamente em termos materiais. No Reino dele nada é como o mundo enxerga.
O evangelho tem algo de valor para todos, seja pobre ou rico. Estamos dispostos a receber o que o Senhor nos oferece? O pobre quer melhorar de vida, mas será ele contente com as todas as bênçãos espirituais em Cristo? Efésios 1.3. O rico quer continuar com suas vantagens, mas será ele contente com a riqueza da vida espiritual e da eterna, em vez de se gloriar nesta vida passageira?
Em Cristo temos igualidade perante Deus, começando pela maneira como entramos nele—pela imersão na água, Gálatas 3.27-28. Deus gosta e honra aquele que o obedece e que faz a sua vontade. Cada um tem dons e funções dentro do Corpo de Cristo, mas temos o mesmo acesso, a mesma liberdade de oração, a mesma esperança de ir para o Céu com Cristo.
As coisas únicas de Efésios 4.4-6 não somente nos unem mas nos igualam também. Nada como os melhores lugares no Reino, como Tiago e João queriam, Marcos 10.35-40. Esta passagem nos lembra também que Jesus tem para todos o privilégio, não apenas de crer em Cristo, mas também de sofrer por ele, Filipenses 1.29. Até para isso estamos dispostos?
Senhor, aceito o que o Senhor me oferece! Que eu glorifique teu nome pela minha condição de vida e serviço no Reino.
One Comment
Excelente mensagem. Direta, atual e objetiva.