O erro de confiar nos peritos

Mateus 9.3: Os conhecedores não conheciam.

Diante disso, alguns mestres da lei disseram a si mesmos: “Este homem está blasfemando!” Mateus 9.3.

Uma frase muito usada recentemente foi: “Confie na Ciência”. Só que não existe a Ciência objetiva, separada dos cientistas.

Pequisas feitas sobre trabalhos publicados nos jornais especializados dos vários ramos científicos revelam que muitos dos artigos tinham sido inventados e os resultados, falsificados. Com o acesso fácil à assim chamada inteligência artificial, o problema só piorou.

Os cientistas também são humanos, sujeitos à inveja, à ambição, à ganância e às outras tentações comuns aos outros. Confiança no homem, por mais bem estudado ele, leva ao desastre.

A especialização leva muita gente a confiar nos peritos, nos experts, nos conhecedores da sua área de atuação, sejam eles médicos, políticos ou religiosos. Os mais religiosos da época de Jesus eram os fariseus. Estes rejeitaram o Messias. Chegaram a afirmar: “Sabemos que este homem é pecador” João 9.24. Os fariseus e os mestres da lei diziam conhecer as Escrituras. E aos saduceus, que controlavam o templo, o Senhor disse: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!” Mateus 22.29.

Não existe uma frase mais infeliz e triste do que esta: “Vou perguntar ao meu pastor/padre”. Mesmo entre irmãos, esta tendência prevalece. Muitos estarão perdidos no último dia por confiar no perito.

Na sua sabedoria, o Deus eterno contornou o problema da confiança nos peritos, dando-nos por escrito a sua Palavra. Nela, temos revelados todo o plano e a vontade de Deus. Cada pessoa tem a oportunidade e a responsabilidade de ler e descobrir por si mesma.

Em quem você, amiga e amigo, está confiando? Confie na Palavra de Deus, as Escrituras Sagradas.

Obrigado, Deus Pai, por comunicar diretamente com todos os por meio das Escrituras Sagradas. Em Jesus, Amém.

··· Assine o site gratuitamente:


 

4 Comments

Comment 2024-06-17

Passei recentemente por isso. Após mostrar o plano de Deus para uma pessoa, ela me disse: “Preciso perguntar para meu pastor”. E sumiu. Triste.
Claro que, no meu estudo, consulto irmãos experientes. Mas jamais devo abrir mão de ir direto às Escrituras e não devo terceirizar a fé. Boa reflexão. Abraço.

Comment 2024-06-17

Excelente reflexão.

Eu confio na Palavra do senhor e no Espirito Santo que nos guia na Verdade. Seu tema me faz lembrar de alguns versículos :

Porquanto a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: “Ele apanha os sábios nas próprias artimanhas deles”. I Co

Porquanto está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos homens cultos”. … I Co.

E para os cristãos tementes ao Senhor temos :
“A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.” Sl 19

Lindo demais, Randal.

Só precisamos estudar a Bíblia com o coração aberto. Obrigada.

Comment 2024-06-17

‭Romanos 1:16 ARA‬
[16] Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;

https://bible.com/bible/1608/rom.1.16.ARA

Comment 2024-06-18

… como tá eacrito:
5Assim diz o Senhor:
“Maldito é o homem
que confia nos homens,
que faz da humanidade mortal
a sua força,
mas cujo coração se afasta do Senhor.
Jeremias 17:5