O sermão sobre o Nome

Pedro prega o sermão do Nome em Atos 4.

Depois da cura do paralítico em Atos 3, o Sinédrio quer saber de Pedro e João: "Com que poder ou em nome* de quem vocês fizeram isso?" Atos 4.7. Pedro dá uma resposta inspirada, v. 8, respondendo sobre o Nome.

#1. Nome poderoso

“(…) por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores”. Atos 4.10.

O poder de Cristo está nos seus apóstolos, 2 Coríntios 12.12. A ênfase está no ensino dos apóstolos, Atos 2.42; 4.2, 33; 2 Pedro 3.1-2. Os milagres deles confirmam o ensino deles, até o dia de hoje, Marcos 16.20. O poder de Cristo que pode curar o corpo sinaliza seu poder que pode salvar o espírito, Mateus 9.6.

#2. Nome rejeitado

“Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’”. Atos 4.11.

Os judeus, de um modo geral, rejeitaram Jesus. "Veio para o que era seu [o seu povo], mas os seus não o receberam" João 1.11. Interesses políticos e religiosos impediram as autoridades de aclamar Jesus como Messias, mesmo vendo as claras evidências do seu poder. Elas queriam proteger sua posição e seus privilégios. Os peritos nas Escrituras erraram pela ignorância, porque só as liam conforme suas ideias e tradições, Mateus 22.29. Os que se chamam povo de Deus são por ele rejeitados, Mateus 21.43. Assim é hoje também!

#3. Nome salvador

“Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”. Atos 4.12.

Mesmo tendo efetuado uma cura de um homem paralítico, Pedro quer chamar atenção para a necessidade maior: a salvação eterna da alma. Ver 2.38; 3.19-20. Os religiosos queriam honras e finanças, posições e privilégios, templos e edificações físicas; Jesus veio trazer transformação espiritual. Quem se gloria em pedras ficará decepcionado, Marcos 13.1-2. Por isso, nos chamamos de cristãos, pois gloriamos no nome que nos identifica como aqueles que pertencem a Cristo, 1 Pedro 4.16.

E você?

Religião ou Jesus. Nomes humanos ou o nome de Jesus Cristo. Tradições e credos humanos ou o ensino dos apóstolos de Cristo. Fraqueza e medo ou o poder de Cristo e a fé nele. Apoiar e proteger um sistema humano ou abraçar a obra de Cristo.

Estas são as nossas escolhas. Qual, meu amigo, é a sua escolha?


*Para tornar clara a ideia por trás da pergunta sobre o nome, a Liga Bíblica modificou a VFL aqui, da edição do NT (Ed. Vida Cristã, 1999) revisando a tradução para ler "autoridade" quando publicou a Bíblia toda em 2017. Embora a ideia seja correta, esta mudança é infeliz aqui porque esconde a ligação da resposta de Pedro, baseada no Nome, à pergunta que lhe foi feita.

··· Assine o site gratuitamente: