Vim e volto

João 16.28: Aqui, a essência da fé.

Eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai. João 16.28.

A vontade do Pai serviu como o mapa do Senhor Jesus em cada passo e movimento seu.

Um autor chama este movimento de Jesus de “a essência da fé” (is.gd/essenciafe); NET Bible descreve o verso como resumo de todo o evangelho de João. De fato, tudo o que aconteceu entre sua vinda à terra e sua volta ao Pai representa o centro do evangelho. Por isso, temos nada menos que quatro relatos deste período.

O texto constitui um quiasmo: Pai – mundo – mundo – Pai. Talvez ressalte o movimento entre o Céu e a terra.

O mesmo autor citado acima ainda afirmou que Jesus “nos arrasta nesse movimento de ascensão”. De fato, este texto faz eco de João 14.1-4, os dois servindo de moldura para os capítulos 14-16, divisão importante no livro. Jesus se dirige principal aos Doze nesta seção do evangelho; veja, por exemplo, o que diz a respeito do Espírito Santo. Contudo, tomando os devidos cuidados contextuais, facilmente fazemos aplicação de fatos e princípios para nossa edificação.

A fé na vinda de Jesus da parte do Pai nos dá condições de pedir diretamente de Deus, em nome dele, vv. 26-27.

Pediremos o quê? “Tudo o que contribui para a vida individual e comunitária do ser humano e para a comunicação dessa vida a outros”, escreveu o autor citado acima — isto é, para a vida espiritual individual, a edificação da congregação e o cumprimento da missão de Cristo. Nossas orações fazem o mesmo movimento de nosso Senhor.

Pai santo, venha em mim o teu Reino, na nossa congregação e ao coração de todos. Em Cristo, amém!

··· Assine o site gratuitamente: