Esta é a vida eterna (1)

O conhecimento de Deus tem duas partes.

Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17.3

A Bíblia oferece muitas boas respostas à pergunta: Qual é o propósito de vida do ser humano? Ou, para aplicar a pergunta mais especificamente a nós mesmos: Por que é que estou aqui? Um bom texto bíblico para responder é este.

Este texto ocorre no meio da oração de Jesus antes de ser traído. Alguns pensam que é uma parêntese inserida pelo autor do evangelho. Sendo ou não, cada palavra e frase traz grande contribuição para nossa compreensão da vida.

Veremos duas hoje e as outras, amanhã.

Vida eterna. A vida que cumpre o propósito divino é mais do que duração, pois o castigo também será eterno, Mateus 25.46. Sua essência é o conhecimento de Deus. Temos vida na terra, mas talvez não atinjamos a eterna. Vida eterna é viver junto com o Deus eterno.

A vida na terra é um período de preparação para a eternidade. O que vem depois da morte é mais importante e merece toda a nossa atenção e esforço. Este alvo da fé, a “salvação das nossas almas” 1 Pedro 1.9, dá à vida terrena seu valor.

Conhecer. Quem pode e deve conhecer a Deus? O v. 2 já deu a resposta: os que o Pai deram ao Filho, de toda a humanidade. O ser humano é uma criatura social. Ele foi criado para viver com outros. O Outro mais importante é Deus.

O conhecimento de Deus tem duas partes: primeiro, ter conhecimento de quem ele é, isto é, o saber; segundo, conhecê-lo pessoalmente. Nossa fé deve ser pessoal, isto é, deve ser nossa, por escolha, não um ritual ou religião. Isso se realiza na busca da presença de Deus em nossa vida.

Deus verdadeiro, como é bom saber que temos um propósito e podemos cumpri-lo! Cumpre em nós todo desejo do Senhor.

··· Assine o site gratuitamente: