Mais tarde Jesus apareceu aos Onze enquanto eles comiam; censurou-lhes a incredulidade e a dureza de coração, porque não acreditaram nos que o tinham visto depois de ressurreto. Marcos 16.14
Não acreditaram em Jesus os Doze, quando ele anunciava repetidamente a sua morte, depois que foi estabelecida a sua identidade como o Messias.
Não acreditaram em Maria Magdalena os Onze, quando ela veio falar que tinha visto Jesus ressurreto, Marcos 16.9-11.
Não acreditaram os Onze nos dois seguidores a caminho do campo que tinham visto Jesus, Marcos 16.12-13.
Nosso texto em Marcos 16 antecede imediatamente a Grande Comissão. Jesus encontra os discípulos enquanto comiam. Dá o que talvez seja a mais severa censura de todas. Tinham recusado acreditar em evidências seguras.
Jesus quer que eles aceitem a feliz verdade da sua ressurreição, porque é hora de se levantar e se preparar para a missão para a qual ele os escolheu, vv. 15-16. Toda dúvida é para ser resolvida pela evidência concreta.
Jesus não aparecerá na nossa frente hoje, porque as evidências foram coletadas e apresentadas nas Escrituras. São mais que suficientes para a pessoa sincera que busca a verdade. E como os apóstolos, o Senhor nos chamou para a missão mundial do evangelho.
O último desafio do Senhor Jesus é crer nele, na sua ressurreição e agir para cumprir a missão de ir e pregar as Boas Novas da salvação.
Deus Pai, eu creio que Jesus voltou do mundo dos mortos e agora reina sobre nós do Céu. Ajuda-me a obedecer-lhe em todas as coisas, confiando na sua presença até o fim do mundo. Amém.