Para serem obedecidos

Salmo 119.4: Por que Deus nos deu mandamentos?

Tu mesmo ordenaste os teus preceitos para que sejam fielmente obedecidos. Salmo 119.4 NVI

Qual o propósito dos preceitos, ou mandamentos, de Deus? O autor do Salmo 119 afirma logo no início da sua obra magnífica: são para serem obedecidos. Parece, à primeira vista, uma verdade óbvia, mas a resistência humana torna necessária a afirmação. Deus não fala, não exige, nada que seja desnecessário.

Pelo jeito, tem gente que acha que os mandamentos de Deus são mero enfeite. São apenas ideais bonitos. Para eles, o cristianismo é um sistema que não funciona na prática. Contam com a graça e a misericórdia de Deus quando algum mandamento não lhes agrada.

As denominações e religiões recorrem constantemente ao Antigo Testamento quando querem justificar algumas das suas práticas que não são autorizadas no Novo. (Por exemplo, o dízimo, o calendário religioso, a classe sacerdotal, ou clero, e a música instrumental.) Contudo, na hora em que se fala sobre obedecer fielmente aos mandamentos, como no verso acima, aí reclamam que isso é coisa do Antigo. Esquecem-se, de forma conveniente, as palavras de Jesus em Mateus 5.19; 7.21-22; Lucas 6.46; João 8.51; 14.23 e tantos outros textos, além das palavras e atitudes dos seus apóstolos em Romanos 6.17-18; 2 Coríntios 10.6; Hebreus 5.9; Tiago 2.8; e 1 Pedro 1.22.

Mas não tropeçamos de muitas maneiras, Tiago 3.2? Sim, claro. Mas isso não diminui a necessidade da obediência. O plano de Deus foi criado para seres humanos, e não anjos. Obediência não significa estar sem pecado, mas sim esforçar-se “com todo o rigor” (NBP) para fazer tudo o que o Senhor ordenou. Isso é coisa para toda época.

  • Qual mandamento de Deus você está ignorando ou desprezando?
  • A frase: “para que”, expressa propósito. Como isso reforça o ponto da meditação?
  • Qual a evidência bíblica que a graça de Deus não cancela a necessidade da obediência?

Senhor, que prazer na obediência dos seus mandamentos! Dá-me forças para ser um filho sempre submisso à tua vontade.


Assine o site para novos lançamentos e matérias. Adquira o livro que saiu agora da gráfica: Tudo para a edificação da igreja.

··· Assine o site gratuitamente: