A serena ou a perversa? Descubra os efeitos de cada uma.
A língua serena é árvore de vida, mas a língua perversa esmaga o espírito. Provérbios 15.4 NAA
Não imaginamos o poder das palavras. Externamos os pensamentos e sentimentos sem freio. Somos irresponsáveis no uso da língua. As pessoas sofrem tristeza e trauma por palavras perversas e maliciosas.
A palavra “serena” é também traduzida como suave, amável, bondosa, pacificadora e saudável. A raiz da palavra trata de cura e restauração. A palavra assim produz vida. A versão: International English Bible, feita por irmãos, verteu assim: “Como uma árvore nos dá fruto, as palavras salutares nos dão vida”.
A palavra é perversa quando não importa com o impacto que ela tem nos outros. A pessoa é egoísta e insensível que não controla a língua. Usa suas palavras para dominar, controlar, vencer, manipular. O termo “perversa” é, na verdade, um substantivo usado também em Provérbios 11.3. A raiz da ideia é de distorcer ou arruinar. O substantivo é definido como “desonestidade”. É também traduzido nas versões como enganoso ou cruel.
“Enquanto o justo é guardado por sua integridade, a falsidade do homem traiçoeiro transtornará o seu caminho (Pv 11.3). Aquele que fala com uma língua distorcida encontrará em seus elogios a sua destruição (Pv 15.4)” (DITAT 1048).
Os santos de Deus recebem a vida do seu Senhor. Querem transmitir esta vida aos outros. Por isso, usarão suas palavras cuidadosamente. Procurarão abençoar cônjuges, filhos, parentes, amigos e colegas pelo bom uso da língua. Se o Senhor nos dá vida pela sua palavra, não devemos nós dar vida aos outros pelas nossas palavras também?
Deus da palavra abençoada, torna nossa palavra em vida.
Excelente reflexão.
Isso foi escrito para mim.
Vou cuidar melhor das minhas palavras.
Obrigada, Randal.
Excelente reflexão.
Isso foi escrito para mim.
Vou cuidar melhor das minhas palavras.
Obrigada, Randal.