Imediatamente, ele os chamou, e eles deixaram (…) e o seguiram. Marcos 1.20
A primeira coisa que Jesus faz quando começa seu ministério é chamar quatro pescadores, Marcos 1.16-20. (Por favor, leia este texto agora mesmo.)
No trecho, Marcos emprega o advérbio “imediatamente” duas vezes. Os dois primeiros que Jesus chamou deixaram suas redes imediatamente para segui-lo, v. 18. Gostamos de enfatizar este uso.
A segunda vez que Marcos usa o advérbio, porém, não é para descrever o seguimento imediato do segundo par dos dois irmãos. Ele o usa para descrever o chamado de Jesus: “Imediatamente, ele os chamou”, depois de vê-los.
Mesmo depois de levar em conta a grande diferença entre nosso Senhor e nós, como seus discípulos, e considerar a diferença de circunstâncias, este exemplo de Jesus, que era hábito dele em todos os seus encontros com as pessoas, é-nos digno de nota e imitação.
Nós queremos passar tempo criando bons relacionamentos com os outros antes de chamá-los ao seguimento de Jesus. Queremos fazer boa impressão nos outros antes de convidá-los a conhecer o Caminho. Preferimos a abordagem demorada e indireta do que lançar de imediato o desafio de seguir ao Senhor e dar uma visão do que as pessoas se tornarão na hora de aceitar o compromisso: pescadores de gente.
Na verdade, morremos de medo que outros poderão nos rejeitar, nos ridicularizar ou nos perseguir.
Sejamos como Jesus. Depois de ver as pessoas, vamos chamá-las. Imediatamente. É o meio eficaz.
Pai nosso que estás nos céus, queremos seguir Jesus, inclusive na sua maneira de chamar outros ao compromisso contigo. Dá-nos mais amor, mais coragem, mais sabedoria. Nele, Amém.
2 Comments
O mundo está tão “fora do prumo” e por isso há pessoas que só estão aguardando um chamado.
Vamos chamar !
Obrigada, Randal.
O mundo está tão “fora do prumo” e por isso há pessoas que só estão aguardando um chamado.
Vamos chamar !
Obrigada, Randal.