Doadores e consumidores

Pode uma pessoa se converter do egoísmo?

Há muitas maneiras de classificar as pessoas. Uma maneira bíblica é dividi-las entre cristãos e pagãos. No seu devocional para o dia 3 de setembro sobre o dar, a irmã Ruby Ramsey fez outra divisão:

Parece-me que as pessoas se dividem basicamente em dois tipos: doadores ou consumidores.* Alguns não são doadores de forma alguma; preocupam-se apenas com o receber. Como cristãos, devemos todos ser doadores de todas as coisas boas, para ajudar a qualquer pessoa que tenha necessidade. Deus é tão doador e tão generoso para conosco e nos abençoa “infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos” Efésios 3.20.

A experiência confirma a observação da irmã Ruby. Tenho o privilégio de conhecer pessoas generosas e doadoras. Doam seus bens, seu tempo, seus esforços e suas energias, para abençoar outras pessoas, tanto física como espiritualmente. Entenderam de fato a natureza de Deus como doador generoso e demonstram que são filhos do Pai celestial, Mateus 5.43-45. São pessoas que me inspiram a ser mais como Jesus.

Ao mesmo tempo, há gente que só recebe sem oferecer nada significativo aos outros. As congregações estão cheias destas pessoas também, que só consomem sem contribuir, mas falaremos pouco dessas.

É possível uma pessoa se converter do egoísmo e do materialismo, para se tornar desprendida e generosa? Sim! Por meio de um estudo e uma reflexão séria da pessoa de Deus e do sacrifício de Cristo.

O texto de 2 Coríntios 5.14-15 deixa claro isso. A versão portuguesa: O Livro, é mais comentário do que tradução na primeira frase, mas acerta no sentido: “O que quer que façamos ou sejamos é o resultado do amor de Cristo”. O amor sacrificial dele não nos deixa opção; ele nos chama a entrar no seu sacrifício. Por isso, vivemos somente em função dele e como ele:

“Ele morreu por todos, para que os que recebem sua nova vida não vivam mais para si mesmos, mas para Cristo, que morreu e ressuscitou por eles” NVT.

Viver para Cristo é ser doador, como ele era. A nossa cruz diária é a nossa alegria, pois nos posiciona no centro do plano de Deus e permite que sejam diferentes dos demais, que sejamos os doadores de Deus.


A frase original é: “givers and takers”. Citação tirada de Daily dose of God’s word (Star Bible Pubs., 2002).

··· Assine o site gratuitamente: