O que descobri ao decorar 2 João 3

Várias coisas, na verdade.

Graça, misericórdia e paz que vêm de Deus, o Pai, e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, estarão conosco, os que vivemos na verdade e no amor. 2 João 3 NVT.

Já mencionei aqui no site que meu tema para o ano de 2024 é “Verdade”. (Escolho um tema a cada ano a ser enfatizado no ensino e no meu crescimento espiritual.) O texto acima é meu verso do ano.

Reparei que a NVI não traduz literalmente a frase: “o Filho do Pai”, mas apenas como “seu Filho”. Essa tradução deve ser por questão de estilo, já que “Pai” ocorreu bem antes de “Jesus Cristo”. Parece importante, porém, a repetição do termo pelo autor.

O apóstolo João associa Jesus da forma mais íntima possível ao Pai. Ele não permitiu que ninguém separasse Deus Filho de Deus Pai, como alguns da época tentavam fazer.

Descobri outras coisas também.

O final faz referência ao que os discípulos de Cristo deveriam fazer, qual deve ser a sua parte no plano da salvação. NVT reconhece isso e expande a frase: “na verdade e no amor”, assim: “os que vivemos na verdade e no amor”.

“João quer que seus leitores permaneçam sempre fiéis à verdade que tinham recebido e demonstrem o amor que nasce dessa verdade” (G.N. Woods, Commentary, 341).

Outro irmão também confirma isto: “A graça, a misericórdia e a paz estarão conosco em conexão com a verdade que temos de seguir e o amor que devemos demonstrar a todos” (J.W. Roberts, The letters of John, 155).

Quem pode contar com a graça, a misericórdia e a paz de Deus? São aqueles que vivem na verdade e no amor. Por isso, a tradução da VFLNT é excelente, afirmando que estas coisas “estarão conosco enquanto vivermos de acordo com a verdade e com amor”.

Alguns argumentam que a misericórdia de Deus permitirá que pessoas se excluam da obediência à verdade. O apóstolo João não deixa brecha para esta postura.

A bondade do Senhor para conosco depende de vivermos na verdade e no amor.

Foi isso que descobri.

··· Assine o site gratuitamente:


 

One Comment

Comment 2024-09-03

Adorei! Deus te abençoe, meu querido irmão!