Aproveite o tempo

Devemos dedicar a maior parte do nosso tempo com quem quer ouvir a Palavra de Deus. O tempo é precioso e não devemos desperdiçá-lo.

aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus.
Efésios 5.16 NAA

Este é um princípio que até os não cristãos reconhecem. James Clear disse algo semelhante no seu newsletter, embora sua escolha de termos para as pessoas seja infeliz:

“Lembrete: se alguém está agindo como idiota, você pode simplesmente seguir em frente e deixá-lo permanecer errado. Você não tem uma obrigação pessoal de corrigir as pessoas comprometidas em serem estúpidas. Claro, às vezes você precisa tentar entrar na mesma página, mas geralmente você pode simplesmente poupar seu tempo e passar para empreendimentos mais produtivos”.

No lugar de “idiota” e ”estúpido”, o cristão retorna ao livro de Provérbios que fala sobre o tolo e o insensato. Assim, estamos em chão mais firme quanto à linguagem bíblica e postura moral.

Na congregação, temos, sim, “obrigação pessoal” de corrigir os que andam de forma errada, Gálatas 6.1. Isso faz parte de sermos corpo de Cristo. Mas nossa atuação nessa área não se estende, necessariamente, a outras congregações. E há limites até que ponto devemos insistir com as pessoas. Ver textos como 1 Coríntios 14.38.

Temos “obrigação pessoal” também de ensinar quem está perdido. Mas isso não quer dizer que devemos perder tempo insistindo com quem recusa ouvir.

Os dias são maus, escreveu o apóstolo Paulo. São maus porque, no geral, as pessoas são más, dominadas pelas paixões e pela ambição egoísta. Por isso, procuramos pessoas receptivas à Palavra do Senhor.

Sabedoria, Pai, é o que pedimos, a fim de usar bem o nosso tempo e resgatar o maior número de pessoas da maldade deste mundo.

···

Comente este artigo por meio deste formulário: RM

Assine o site gratuitamente: