O irmão Wendell Winkler escreveu um livro de estudo sobre as coisas relacionadas à salvação. Um capítulo trata da pergunta, encontrada três vezes no livro de Atos, sobre o que fazer para ser salvo. Na última parte do capítulo, o autor responde a seguinte questão: Por que temos três respostas para a mesma pergunta?Abaixo, ele explica a razão disso.
Vimos que três respostas diferentes foram dadas à mesma pergunta: “O que devo fazer para ser salvo?” O carcereiro foi instruído a crer; as pessoas no Pentecostes foram instruídas a arrepender-se e ser imersas; e Saulo foi instruído a ser imerso.
Por que isso acontece? Isso aconteceu porque os pecadores estavam em lugares diferentes na estrada para a salvação.
Para ilustrar, suponha que você estivesse viajando do ponto A ao ponto D. Ao começar, você pergunta: “Qual é a distância até o ponto D?” Você é informado: “15 quilômetros”. Ao chegar ao ponto B, você pergunta novamente: “Qual é a distância até o ponto D?” Você é informado: “10 quilômetros”. Quando você chega ao ponto C, você faz a mesma pergunta novamente e lhe é informado: “5 quilômetros”. Você recebeu três respostas diferentes para a mesma pergunta porque estava em três lugares diferentes na estrada entre o ponto A e o ponto D.
Da mesma forma, aqueles que perguntaram: “O que devo fazer para ser salvo?”, receberam três respostas diferentes porque eram lugares diferentes no caminho para a salvação: o carcereiro era um pagão, e assim lhe foi dito para crer; as pessoas no Pentecostes já acreditavam, e assim lhes foi dito para se arrependerem e serem imersas; e, Saulo, sendo um crente penitente, foi mandado ser imerso. Os mandamentos de Deus começam onde a obediência do homem para!
Além disso, uma vez que Deus não faz acepção de pessoas, Atos 10.34-35, o que ele exigiu de um, exigiu de todos. Assim, uma vez que exigiu que um cresse (como no caso do carcereiro), ele exigiu que todos eles cressem; uma vez que ele exigiu que alguns se arrependessem (como no caso das pessoas no Pentecostes), ele exigiu que todos eles se arrependessem; e, uma vez que exigiu que alguns fossem imersos (como no caso de Saulo), ele exigiu que todos eles fossem imersos.
Portanto, a resposta completa à pergunta: “O que devo fazer para ser salvo?”, é (1) crer, (2) arrepender-se e (3) ser imerso. ESTA É A RESPOSTA!
Excepcional essa comparação! O Espírito de Deus conduziu o irmão a ter esse insithg e essa percepção. Muito obrigado, certamente, será útil no serviço a Deus em buscas das almas perdidas, especialmente, aquelas que estão presas na própria religião. Deus abençoe irmão!
Algumas pequenas postagens são mais ricas que muitos sermões.
Ótima exposição e exemplo 👏
Muito boa essa leitura e esses comentários,