Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia. Nada acrescente às palavras dele, do contrário, ele o repreenderá e mostrará que você é mentiroso. Pv 30.5-6.
Quanto à vontade de Deus, eu, por mim mesmo, não sei de nada. Você também não sabe de nada. Ninguém consegue ler a mente de outra pessoa, muito menos a de Deus. O Senhor é Deus que fala. Ele revela sua vontade. A Bíblia é a palavra de Deus. Por muitas evidências, ela se demonstra digna de confiança. Quem a lê consegue ver que é obra inspirada pelo o Espírito de Deus, sente o poder contido nela, aprecia a história da salvação que o Eterno vem desenvolvendo até os dias de hoje.
O grande problema de hoje é o pecado humano. Contudo, este se mostra não somente na imoralidade, na injustiça e na idolatria, mas também na religiosidade contida nas tradições, nas teologias, nas opiniões, nas denominações, nos credos, nas catequeses, nas confissões e nas filosofias. Tudo isso é obra e palavra do ser humano, acrescentando às palavras de Deus.
É ato de profunda humildade deixar de lado as criações humanas para voltar ao plano original de Deus, encontrado e registrado na Bíblia. Este plano, para nós hoje, deste lado da Cruz de Cristo, é o Novo Testamento. O orgulho humano, porém, não fica satisfeito com a simplicidade divina; ele quer ser mais criativo, quer modificar por interesse próprio, quer embutir no seu sistema religioso a posição privilegiada, o poder sobre os outros e a vantagem financeira.
Como cristãos, honramos a autoridade de Cristo, sem ir além da sua palavra. Imitamos a sua vida de amor, santidade e respeito pelo Pai celestial. Dedicamo-nos ao amor fraternal, como expressão da nossa vida em família — a família da fé, a igreja de Deus. Servimos com sinceridade, sem haver segundas intenções. Falamos e ensinamos a palavra de Deus, sem opiniões ou especulações. Convidamos outros a entrar em Cristo, como nós fizemos, pois nele encontramos o perdão dos pecados e todas as bênçãos espirituais.
Se esta vida da fé interessa você, vamos sentar com nossas Bíblias na mão para descobrir como ser obedientes e fiéis a Cristo.
Este artigo será publicado na edição 59 da revista Edificação.