O irmão Roy Davison, da Bélgica, escreveu estes artigos sobre o arrependimento. Leia os anteriores:
- Todos nós devemos nos arrepender para sermos salvos!
- O que é o arrependimento?
- Exemplos e necessidade do arrependimento
Este artigo é o último da série.
Um ateu deve se arrepender antes de poder crer. Jesus pregou: “Arrependam-se e creiam nas boas novas!” Marcos 1.15. Algumas pessoas devem se arrepender antes de poderem crer. A evidência da existência de Deus é tão poderosa que é por causa de seus pecados que os ateus não creem. Conheci vários jovens cristãos que se declararam ateus quando começaram a cometer fornicação. Negar a existência de Deus é uma maneira de fingir que você não será julgado por Ele. Devemos chamar os ateus ao arrependimento.
Líderes políticos malignos devem ser chamados ao arrependimento. Como Herodes havia se casado com a esposa de seu irmão, João Batista lhe disse: “Não te é permitido viver com ela” Mateus 14.4.
Pessoas em religiões não cristãs devem ser chamadas ao arrependimento. Para serem salvas, elas devem se tornar seguidoras de Jesus. “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” Atos 4.12.
Pessoas em denominações de origem humana devem ser chamadas ao arrependimento. Jesus alertou: “Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada pelas raízes” Mateus 15.13.
Cristãos preguiçosos devem ser instruídos a se arrependerem. Jesus alertou a igreja em Laodiceia:
“Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Você diz: ‘Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada’. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e que está nu” Apocalipse 3.15-17.
Quando Simão, o Mágico, quis comprar a habilidade dos apóstolos de dar o Espírito pela imposição de mãos, foi-lhe dito: “Arrependa-se dessa maldade e ore ao Senhor. Talvez ele lhe perdoe tal pensamento do seu coração” Atos 8.22.
O que aprendemos?
Devemos arrepender-nos para sermos salvos! Deus ordena que todos se arrependam. O arrependimento é um afastamento sincero do pecado e uma volta para Deus. É uma mudança de mente e coração, levando a uma transformação no comportamento e na atitude. Embora Deus esteja disposto a perdoar aqueles que se arrependem, a maioria das pessoas se recusa a se arrepender. É preciso arrepender-se para se tornar um cristão. O arrependimento deve ser pregado, tanto para o mundo quanto para a igreja.
Vamos dar ao arrependimento o seu devido lugar em nossas vidas e em nossa pregação.