A Palavra de Deus salva

(…) acolham com mansidão a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los. Tiago 1.21 NAA.

A carta de Tiago é conhecida como o livro prático do Novo Testamento. Na citação acima, ele reconhece que a salvação vem de Deus, por meio da sua palavra. Mas é necessário que acolhemos, ou recebamos, esta palavra. Não podemos ser passivos no processo da redenção.

Dentro deste contexto do recebimento ativo da Palavra de Deus é o imperativo: “Cada um esteja pronto de ouvir” Tiago 1.19. O ouvir não é um ato passivo. Poucos sabem exercer o ouvido. Jesus falava bastante: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”

Ele estava ecoando a declaração de Provérbios 20.12 sobre a importância de usar bem o que Deus nos deu: “O ouvido que ouve e o olho que vê, o Senhor os fez, tanto um como o outro”. Por isso, mais tarde diz em Provérbios 23.12: “Aplique o seu coração ao ensino e os seus ouvidos às palavras do conhecimento”.

Temos de ouvir “com atenção a voz do Senhor, seu Deus” Êxodo 15.26. Afinal, é Deus quem fala!

Ouvir e acolher a Palavra tem resultados: ela é poderosa para salvar. Ouvir e acolher a palavra dos homens não salva. Temos de ouvir e acolher a Palavra de DEUS. E hoje encontramos sua Palavra nas Escrituras. Por isso a nossa ênfase e sermos, cada um, leitores, estudantes e praticantes da Palavra de Deus.

Ignorar ou rejeitar a Palavra também tem consequências: continuaremos perdidos nos nossos pecados.

Este artigo desenvolve o primeiro ponto do artigo do irmão J.A. Thornton, “Coisas que salvam”.

···

Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.

Assine o site gratuitamente: