Você nunca está sozinho

Queremos a paz.

Nota: Este é o primeiro texto da Lição 13 que escrevi muito tempo atrás, para completar o curso do evangelho: “Conheça a Deus”, de 1985. Será a 5.a edição do curso.

Quando você decide seguir Jesus e obedecê-lo em todas as coisas, é possível que não haja ninguém perto de você que compartilha das mesmas convicções. Religiões têm de monte, mas a verdadeira família da fé nem sempre pode estar se reunindo em local próximo. É possível que haja poucas pessoas dentro da comunidade de cristãos ou, pior ainda, pessoas que se chamam de cristãs mas vivem de forma irregular. O que fazer?

Filipenses 4.9 — DEUS CONOSCO

Continuem praticando o que vocês aprenderam, receberam e ouviram de mim, bem como o que vocês também me viram fazer. E o Deus que dá a paz estará com vocês.

A carta do apóstolo Paulo aos filipenses lidava basicamente com um problema: uma rixa entre algumas pessoas dentro da congregação. Ele amava essa congregação e ela mostrava seu apreço pelo apóstolo pela ajuda financeira. Mesmo assim, nem tudo estava bem com os santos filipenses.

Peço a Evódia e a Síntique que possam se entender, como irmãs no Senhor. E também peço a você, meu fiel companheiro, que ajude essas duas mulheres. Elas têm se esforçado comigo na proclamação das Boas Novas, junto com Clemente e com os demais companheiros meus, cujos nomes estão escritos no Livro da Vida. Filipenses 4.2-3.

Por incluir essa correção dentro da carta, dá a entender que a diferença entre as duas mulheres ameaçava a paz da congregação. Era preciso uma intervenção e Paulo pede um irmão para ajudar as duas.

No capítulo 4 Paulo fala da “paz de Deus” e “o Deus da paz”, versos 7 e 9. Para a paz voltar a reinar dentro da congregação, era necessário haver mudanças. O verso 9, citado acima, explica quais.

A presença de Deus conosco é condicional mas não incerta. Podemos cumprir a condição e saber quando a condição é cumprida. A condição mencionada por Paulo é a prática da fé, como os filipenses tinham visto nele e ouvido da sua pregação.

Paulo tinha uma única missão, a de salvar almas para a eternidade. Ensinava que todos deviam se converter a Cristo, ser imersos nele para a salvação e começar a viver a nova vida em Cristo pela dedicação, serviço e amor fraternal. Os filipenses deviam imitar seu exemplo. Nós hoje devemos fazer o mesmo. Qualquer coisa que ameaça a unidade e a paz deve ser eliminada, resolvida, rejeitada.

Queremos a paz de Deus no nosso coração e na congregação dos fiéis. Queremos presente em nossa vida o Deis que traz essa paz. Para isso, sejamos pessoas que praticam a vontade de Deus e cumprem a missão de Cristo, desde o primeiro dia da nossa conversão.

··· Assine o site gratuitamente:


 

2 Comments

Comment 2024-09-12 Reply

Excelente texto. Inspirador. Abordagem sábia sobre como lidar com emoções e conflitos no Corpo da Congregação.

O segundo ponto importantíssimo é que :

Lamentavelmente há irmãs ou irmãos que permitem seus filhos jovens frequentem denominações evangélicas praticantes de doutrinas diversas (não bíblicas) simplesmente porque acreditam que é melhor estar numa denominação qualquer a estar no mundo.

E com isso, nossos jovens acabam convidando outros jovens da nossa congregação para frequentar outros lugares fora do verdadeiro Corpo de Cristo.

Há irmãos e irmãs costumam justificar a postura mencionando que “se estivesse” numa cidade onde não há uma congregação da Igreja de Cristo, “obrigatoriamente” a família teria que frequentar uma denominação para não ficar sem congregar.

É preciso lembrar que igrejas nos lares também existem.

Obrigada, Randal.

Comment 2024-09-12 Reply

Boa tarde meus irmãos amados. Em 1993 me mudei de Porto Alegre para uma cidade do interior do RS a onde não havia outros irmãos para me reunir, mas não era por isso que eu ia deixar de fazer a ceia todos os domingos, e foi dessa forma que me mantive fiel ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, quanto aos filhos, esses irmãos não estão tendo amor por seus filhos e sim jogando eles no tormento Eterno.

Deixe uma resposta