Por que a necessidade de muita água?

Pelo contexto entende-se o termo.

Nota: O seguinte texto é do que será a quinta edição do estudo evangelístico: Conheça a Deus. Uma das lições ensina sobre os vários elementos do batismo bíblico. Entre os textos é João 3.23.

João 3.23 — MUITAS ÁGUAS

João estava imergindo ·pessoas· na cidade de Enom (que não é muito longe da cidade de Salim), porque ali havia bastante água. As pessoas continuavam a vir para serem imersas (IEB).

João, o batista (imersor), fez seu trabalho no deserto e batizava no rio Jordão, num ponto do rio onde havia muitas águas, indicando que o batismo é imersão. A escolha do local foi feita em função da necessidade de muitas águas para ministrar as imersões dos seus ouvintes. Assim, embora a língua grega original defina o batismo como imersão, o leitor da versão em português pode entender essa verdade sem recorrer à original ou depender das afirmações de quem conhece a língua.

A citação do texto bíblico, acima, utiliza uma versão que traduz o termo grego, em vez de usar a palavra transliterada, batizar. A leitura é coerente e faz sentido. O contexto sobre muitas águas apenas confirma e permite que qualquer leitor chegue à conclusão de que, no sentido da Bíblia, batismo é imersão.

*****

As religiões deram outros sentidos ao termo batismo. Esses sentidos são estranhos à Palavra de Deus e inaceitáveis ao Senhor Jesus. Por isso, fala-se sobre o batismo bíblico. Somente é aceitável a imersão feita em nome de Cristo. Isso significa pela sua autoridade ─ do jeito e nos termos que ele especificou. Cada um deve comparar sua experiência religiosa com o ensinamento da Bíblia. Se há diferenças, deve mudar para conformar-se ao modelo deixado por Jesus.

··· Assine o site gratuitamente: