Libertados pelo sangue de Cristo

O seguinte texto vem da futura edição, a 5.a, da série de estudos: Conheça a Deus.

Vocês sabem que foram libertados do estilo de vida inútil que receberam dos seus antepassados. Mas sabem também que não foi por meio de coisas que se estragam, como prata ou ouro, que isso aconteceu. Vocês foram libertados pelo sangue de Cristo, como que de um cordeiro puro e perfeito. 1Pedro 1.18-19 VFL.

O estilo de vida inútil se refere a uma vida que não leva a lugar nenhum, a não ser o inferno. Mesmo uma religiosidade de tradições e rituais e nem um emocionalismo de experiências religiosas não adquirem para o praticante um bom futuro eterno. Nada material deste mundo pode nos libertar da culpa e da condenação.

As coisas desta vida, como prata e ouro, não servem para nos ajudar com as necessidades espirituais e eternas. “Libertação” se refere à vida do pecado que nos separa de Deus. Hoje, a palavra é usada em alguns meios religiosos para falar de ficar livre dos vícios, ou das dívidas. Jesus morreu para mudar nossa situação de estarmos longe de Deus.

Tudo volta ao sangue de Cristo. O Antigo Testamento ensinou a humanidade que “é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados” Hebreus 10.4.

Os animais não são conscientes de pecado, nada têm a ver com a nossa história de pecado, mas Deus os usou para ensinar que o pecado requer que seja pago um preço, uma satisfação e, para nós escaparmos da culpa e do castigo, um substituto. Cristo é tudo isso para nós quando, pela fé e obediência, aplicamos os benefícios do seu sangue às nossas almas.

Somente pelo conhecimento do Antigo Testamento é possível entender Jesus como o cordeiro puro e perfeito. Somente Jesus, que viveu sem pecado, podia se oferecer em nosso lugar. Que verdade maravilhosa! Que redenção divina!

···

Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.

Assine o site gratuitamente: