Injustiça para o bem?

Pode um ato de injustiça servir para produzir o bem? Aconteceu no caso de Jesus. O apóstolo Pedro, junto com os demais, declarou o seguinte aos judeus culpados pela morte de Cristo:

Deus, por sua própria vontade e sabedoria, já havia resolvido que Jesus seria entregue nas mãos de vocês. E vocês mesmos o mataram por mãos de homens maus, que o crucificaram. Atos 2.23 NTLH.

Deus usa o mal do homem para produzir o bem para a humanidade conforme seu plano eterno. Isso porque Deus é soberano e faz com que tudo o que acontece resulte para o bem do seu povo amado. Ler Romanos 8.28, para uma afirmação do poder soberano de Deus em favor dos seus filhos:

E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com seu propósito. (NVT)

Pense também no que sofreu José pelas mãos dos seus irmãos, Gênesis 50.20:

Vocês, na verdade, planejaram o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como estão vendo agora, que se conserve a vida de muita gente.

Contudo, não devemos desejar, no plano humano, que ocorra a injustiça na esperança de surgir dela bons resultados quaisquer. Tais resultados ocorrem pela providência de Deus, no tempo dele e conforme o seu plano.

Não cabe ao homem buscar produzir o bem dessa forma ou tentar fazer acontecer isso. Seria tomar o lugar do Soberano. Precisamos saber qual o nosso papel neste mundo, o de submeter-nos a ele para fazer a sua vontade, suplicar-lhe pelo bem de todos e anunciar a mensagem salvadora de Cristo.

Que paz teremos ficando com estas Boas Novas!

···

Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.

Assine o site gratuitamente: