“Aquela água [do dilúvio] é como a água da imersão que agora os salva. Na imersão nós não tiramos a sujeira do corpo, mas pedimos a Deus por uma consciência limpa. E tudo isso é realizado mediante a ressurreição de Jesus Cristo” 1Pe 3.21 VFLr.
Na imersão recebemos a salvação de Deus. No seu eterno plano, Deus enviou seu Filho. Recebemos a salvação por meio dele, 1Ts 5.9. "A salvação pertence ao nosso Deus" Ap 7.10. No texto e no contexto de 1Pe 3.21, descobrimos estes cinco fatos sobre a imersão:
O propósito ─ A imersão visa restaurar Deus na nossa vida, ou, melhor, inserir-nos novamente na presença divina: "Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus" 1Pe 3.18.
O ponto ─ Ninguém é salvo antes da imersão, Mc 16.16: "Quem crer e for imerso será salvo". Em todos os textos, a salvação é mencionada depois da imersão. O ponto, ou momento, da salvação está na imersão. Nela, os pecados são lavados, isto é, removidos, At 22.16, e isso pelo sangue de Cristo, Hb 9.14; 1Pe 1.2; 1Jo 1.7; Ap 7.14. Cristo purifica a igreja (todos nós) "pelo lavar da água mediante a palavra" Ef 5.26.
O pedido ─ A imersão não é iniciativa nossa, mas ato que representa nosso pedido (VFL, NBV), ou apelo (NAA, VPV), por uma consciência limpa, por meio do perdão dos pecados. Podemos ter uma consciência limpa porque sabemos exatamente como e quando nossos pecados são perdoados. A consciência é limpa porque fizemos uma ruptura completa com o passado para servir ao Jesus soberano no seu Reino.
O passivo ─ A imersão é nossa resposta à Boa Nova, ao mesmo tempo que é um ato passivo. É algo que recebemos. Algumas versões bíblicas traduzem o verbo assim: "receba o batismo" At 22.16 NBP. Assim, não é uma obra que demonstra ou estabelece mérito da nossa parte. Noé foi conduzido pela água do dilúvio, pois a arca não tinha meio de navegação. Assim, somos conduzidos à salvação pela água da imersão ao nos submeter ao ato e nos entregar nas mãos de outro.
O poder ─ O mesmo poder que levantou Jesus dos mortos também nos dá nova vida. O que dá à imersão a sua eficácia é o poder de Deus. Por isso, o ato está ligado à morte, ao sepultamento e à ressurreição de Cristo, Rm 6.1-5. O que aconteceu com ele na cruz e no túmulo aconteceu conosco na imersão e na emersão.
A ato físico da imersão na água representa o que realmente ocorre, naquele momento, no sentido espiritual. Do Céu, Deus perdoa. Em nós, a alma é lavada. O espírito nasce de novo. Sem a imersão, nada disso acontece.
Veja um vídeo que explica a iniciativa de Deus nos cinco passos da salvação.