Meu amigo Junior Ponso dá cursos em hospitais de brigada de incêndio. Ele ensina aos funcionários dessas instituições o que fazer no caso de, um dia, haver incêndio. Presta um serviço importante dessa maneira, mesmo que todos esperem que nunca precisem utilizar os conhecimentos.
Eu e você, porém, não estamos diante de uma situação eventual que pode ou não acontecer. Vivemos em situação de risco que demanda ação imediata — e ação bem informada.
O apóstolo Paulo cita o profeta Isaías ao escrever para os cristãos coríntios:
Escutem o que Deus diz: “Quando chegou o tempo de mostrar a minha bondade, eu atendi o seu pedido e o socorri quando chegou o dia da salvação.” Escutem! Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo. 2Coríntios 6.2.
Quem é exatamente que precisa ser salvo dos pecados?
1- Cristãos precisam do dia de ser salvos
O texto acima foi escrito para os discípulos na cidade de Corinto. No verso 1 Paulo tinha escrito:
Portanto, nós, como companheiros de trabalho no serviço de Deus, pedimos o seguinte: não deixem que fique sem proveito a graça de Deus, a qual vocês receberam.
Os da congregação em Corinto tinham recebido a graça salvadora de Deus. Corriam risco, porém, de perder a sua salvação, devido a falsos mestres. Paulo insiste em mudança já. Hoje é o dia de ser salvo.
Muita gente pensa na salvação como evento futuro. A definitiva, certamente, ainda virá. Devido às incertezas da vida e da possibilidade do retorno de Cristo, porém, é preciso pensar já no arrependimento e em garantir nosso lugar no Reino de Deus.
Digo com toda franqueza aos meus amigos não cristãos, o que já podem observar também: há pessoas que se dizem seguidoras de Cristo que precisam assegurar hoje a sua salvação, ou por questão de conduta pessoal ou por desvio da verdade do evangelho. Pois não seguem fielmente o ensinamento daquele que chamam Senhor. Foram além do que está escrito nas Escrituras Sagradas, 1 Coríntios 4.6. Tornaram a graça em libertinagem: “Eles torcem a mensagem a respeito da graça do nosso Deus a fim de arranjar uma desculpa para a sua vida imoral” Judas 4b.
Há cristãos, portanto, que precisam lançar mão da oportunidade de hoje para serem salvos.
2- Pessoas religiosas precisam do dia de serem salvas
A religião não salva. Ter uma religião pode ser motivo de condenação, Mateus 23. Fazer parte de uma denominação (que é divisão religiosa) é condenada. Credos, teologias, teorias e opiniões acrescentam e invalidam a vontade de Deus. Tradições humanas impedem alguém de obedecer a Deus, Mateus 15.1-20; Marcos 7.1-12.
O sermão do monte é uma das grandes mensagens de ensino de Jesus. Em boa parte dele o Mestre faz contraste com a vida interior, as motivações e entre pessoas religiosas e os seus seguidores. Leia como exemplo disso Mateus 5.19-20:
Portanto, qualquer um que desobedecer ao menor mandamento e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem obedecer à Lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado grande no Reino do Céu. Pois eu afirmo a vocês que só entrarão no Reino do Céu se forem mais fiéis em fazer a vontade de Deus do que os mestres da Lei e os fariseus.
No contexto do sermão, o termo “menor” significa ser indigno de entrar no Reino de Deus. Assim é que traduz o termo a versão bíblica: O Livro. De qualquer maneira, Jesus afirma que temos que ser melhores do que os melhores quanto a fazer a justiça de Deus.
Não é justiça própria, mas sim obediência aos mandamentos de Deus, que são suaves e fáceis de obedecer, 1 João 5.3: “(…) os seus mandamentos não são difíceis de obedecer”.
O que é difícil, isso sim, é seguir as regras e tradições humanas. Tem de ser expert na teologia religiosa para saber o que pode e não pode fazer. Tem que ter cursos e aulas e treinamentos para entender as complicações e distinções humanas que não se encontram na Bíblia.
Pessoas religiosas precisam seguir Jesus, conforme o modelo que ele deixou. Hoje é o dia de ser salvo.
3- Os não religiosos precisam do dia de serem salvos
Ateus, agnósticos e pessoas sem religião precisam de Deus. Devem se apressar para tornar hoje o dia de serem salvos. Devem ouvir as Escrituras para terem fé:
Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem [da Palavra], e a mensagem [da Palavra] vem por meio da pregação a respeito de Cristo. Romanos 10.17.
É preciso compreender que Deus não aceita a religião humana; que o plano de Deus é simples e aberto; que há nas Escrituras poder para transformar e capacitar, pois elas vieram do Senhor; que Deus não é o autor da confusão, do mal ou do sofrimento; que o Caminho de Cristo traz alegria, cultiva o amor e alimenta o melhor de si.
As evidências para a existência de Deus são claras. A Bíblia se mostra, claramente, ser produção divina. A fé verdadeira é racional, lógica e abrange mente, coração e alma do ser humano. A igreja de Deus, a verdadeira, é a família que pratica a justiça, a bondade, a misericórdia, o perdão e a aceitação mútua. É justamente a sociedade com que todos sonham.
Pessoas sem religião precisam seguir Jesus para o perdão dos pecados. Hoje é o dia de ser salvo.
Todos precisamos ser salvos hoje
Deus é bom e paciente. Ele “tem paciência [conosco] porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados” 2Pedro 3.9. Pedro e Paulo concordam: “Deus, o nosso Salvador (…) quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade” 1Timóteo 2.3-4.
A salvação vem pelo conhecimento da verdade. A mentira não salva. A sinceridade, por si só, não salva. A religiosidade não salva. Jesus salva e somente ele salva.
Temos a verdade nas nossas mãos. A Bíblia nos revela o caminho. Temos também a oportunidade de ouvir, crer e decidir seguir Jesus. Esta oportunidade se chama hoje.
Tão disponível como a Bíblia é a água. Temos oceanos, rios, lagos, piscinas — água por toda parte. A imersão na água, precedida por fé e arrependimento, efetua a nossa salvação, 1Pedro 3.15; Atos 22.16. Não há ato mais simples, mais belo, mais eficaz do que a imersão na água. Ela marca o divisor entre o mundo em trevas e o Reino de luz, Colossenses 1.12-14.
O dia de ser salvo é hoje. Pois não existe outro dia além do presente.
Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.
Assine o site gratuitamente: