Este artigo é terceiro na série do irmão Roy Davison, da Bélgica, sobre o assunto do arrependimento.
Leia o primeiro artigo e o segundo da série se já não o fez.
A Bíblia dá muitos exemplos de arrependimento
Vez após vez, Deus demonstrou a sua disposição de perdoar aqueles que se afastaram do pecado.
Quando Salomão dedicou o templo, ele orou: ““Quando pecarem contra ti, pois não há ninguém que não peque, e ficares irado com eles e os entregares ao inimigo, que os leve prisioneiros para a sua terra, distante ou próxima; se eles caírem em si, na terra para a qual tiverem sido deportados, e se arrependerem e lá orarem: ‘Pecamos, praticamos o mal e fomos rebeldes’; e se lá eles se voltarem para ti de todo o seu coração e de toda a sua alma, na terra dos inimigos que os tiverem levado como prisioneiros, e orarem voltados para a terra que deste aos seus antepassados, para a cidade que escolheste e para o templo que construí em honra ao teu nome, então, desde os céus, o lugar da tua habitação, ouve a sua oração e a sua súplica, e defende a sua causa. Perdoa o teu povo, que pecou contra ti; perdoa todas as transgressões que cometeram contra ti, e faze com que os seus conquistadores tenham misericórdia deles” 1Reis 8.46-50.
Jesus se referiu a Nínive como um exemplo de arrependimento.
“Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas” Mateus 12.41 || Lucas 11.32.
A reação de Nínive à pregação de Jonas ilustra o arrependimento:
“Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco. Quando as notícias chegaram ao rei de Nínive, ele se levantou do trono, tirou o manto real, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinza. Então fez uma proclamação em Nínive: “Por decreto do rei e de seus nobres: Não é permitido a nenhum homem ou animal, bois ou ovelhas, provar coisa alguma; não comam nem bebam! Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas forças. Deixem os maus caminhos e a violência. Talvez Deus se arrependa e abandone a sua ira, e não sejamos destruídos”. Tendo em vista o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos, Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado” Jonas 3.5-10.
É preciso arrepender-se para se tornar um cristão
A mensagem de João, o batista, e Jesus durante seu ministério terrestre foi um chamado ao arrependimento. Após sua ressurreição, Jesus disse a seus seguidores:
“E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém” Lucas 24.46-47.
No Dia de Pentecostes, Pedro disse aos crentes para se arrependerem e serem batizados, Atos 2.38. O Espírito Santo foi derramado sobre a casa de Cornélio para mostrar que Deus havia “também concedido aos gentios o arrependimento para a vida” Atos 11.18.
Um chamado ao arrependimento é central na pregação do Novo Testamento: Pedro pregou:
Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus. É necessário que ele permaneça no céu até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas, como falou há muito tempo, por meio dos seus santos profetas. Atos 3.19-21.
Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados. Atos 5.31.
Paulo pregou “arrependimento para com Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo” Atos 20.21. Ele proclamou que as pessoas “precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus” Atos 26.20. Félix ficou com medo quando Paulo discutiu com ele “sobre a justiça, o domínio próprio e o juízo vindouro” Atos 24.25.
Assine abaixo para notificações de outros artigos pelo irmão Roy sobre o assunto do arrependimento.