Eternidade antes do tempo

POR KERRY DUKE ─ Um cético curioso perguntou a um crente: “O que Deus estava fazendo antes de criar o céu e a terra?” Seu amigo respondeu: “Ele estava preparando o inferno para aqueles que investigam mistérios” (Agostinho, Confissões, 11.12).

No entanto, a Bíblia nos fala sobre Deus “antes” de criar o mundo. Jesus, o Cordeiro de Deus, foi “conhecido já antes da fundação do mundo” 1 Pedro 1.20 A21. Deus não precisou decidir se criaria o mundo e enviaria seu Filho. O plano de enviar Jesus ao mundo sempre esteve na mente de Deus.

Paulo escreveu que Deus “nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não por causa das nossas obras, mas devido ao seu propósito e à graça que nos foi concedida em Cristo Jesus antes dos tempos eternos” 2 Timóteo 1.9. Isso era e é “o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor” Efésios 3.11.

É impossível para nós compreender o conhecimento de Deus, especialmente seu conhecimento do futuro. Mas não precisamos compreender tudo. Basta crer. Há mais do que provas suficientes de que Deus existe e de que a Bíblia é a sua Palavra. O problema é que, às vezes, não temos fé suficiente.

Assim como Deus sabia o que aconteceria antes de criar o mundo, ele sabe o que acontecerá no mundo e com o mundo no final. Se ao menos pudéssemos lembrar disso e confiar nisso! Deus conhece o futuro das nações e dos indivíduos. A Bíblia diz que ele “chama à existência as coisas que não existem, como se já existissem” Romanos 4.17.

Ele disse a Abraão o que aconteceria com os egípcios, os cananeus e os descendentes de Abraão ao longo de quatrocentos anos, Gênesis 15.13-16. Naquela época, o patriarca ainda não tinha um único filho.

No livro de Isaías, Deus predisse o nascimento virginal de Jesus, Isaías 7.14, o estabelecimento da igreja, Isaías 2.1-4, e o sofrimento de Jesus em grandes detalhes, Isaías 53.1-12.

No livro de Daniel, o Senhor predisse a vinda de Alexandre, o Grande, Daniel 8.5-8, 20-22, e a destruição de Jerusalém pelos romanos, Daniel 9.24-27.

Tudo isso aconteceu exatamente como Deus disse.

Como podemos hesitar em crer no que Deus diz sobre o futuro? Deus promete paz real e além da nossa compreensão àqueles que confiam e obedecem a ele. Ele garante aos cristãos “uma herança que não perece, não se contamina nem se altera, reservada nos céus para vós” 1 Pedro 1.4.

Somos apenas peregrinos aqui por pouco tempo. Devemos viver com confiança, paz e contentamento.

O irmão Kerry é vice-presidente da Faculdade bíblica de Tenessi e trabalha com uma congregação nas proximidades.

···

Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.

Assine o site gratuitamente: