O seguinte texto é tirado da quinta edição, em preparo ainda, dos estudos para os de fora: Conheça a Deus. É da lição 11, sobre a imersão na água.
E agora, o que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, confiando no Senhor. Atos 22.16 VFL99.
O livro de Atos registra a conversão de Saulo três vezes. Nas duas últimas vezes o próprio Paulo conta sua experiência. Nesta segunda vez, ele fala a uma multidão de judeus em Jerusalém. Ele fala na língua aramaica, Atos 21.40, língua materna do povo judeu nessa época.
Quando Ananias chegou a Saulo, ele estava jejuando e orando fazia três dias. Ananias disse para ele parar de fazer isso: “levante-se”, a fim de obedecer ao mandamento da imersão, pois este é que traz o perdão.
Na imersão, livramo-nos dos nossos pecados, lavando-os no sangue de Cristo. O particípio: “confiando” é literalmente “invocando”. Invocar o nome de Cristo se refere à confissão feita na hora de receber a imersão.
Saulo não foi salvo no momento em que o Senhor Jesus lhe apareceu ainda no caminho para a cidade de Damasco, pois depois dos três dias ainda estava com seus pecados. Foi salvo e perdoado quando confessou publicamente Jesus e Ananias o imergiu na água. Neste momento, ele nasceu da água e do Espírito.
Dessa maneira, a experiência de Saulo serve de exemplo para todos até hoje. É preciso fazer hoje o que ele fez para lavar os pecados: confessar o nome de Jesus e ser imerso na água, para que o sangue de Cristo purifique a alma dos pecados.
Comente este artigo por meio deste formulário: RM
Assine o site gratuitamente: