Você precisa entender antes de entrar na água

Na Última Ordem de Jesus, no final do evangelho de Mateus, ele deixa claro que você precisa entender o que você está fazendo e o porquê antes de fazê-lo:

“Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo“ Mateus 28.19 na Nova tradução na linguagem de hoje.

O verbo por trás da frase: “fazer seguidores” ou: “fazer discípulos”, significa que as pessoas devem ser ensinadas. Está embutida no verbo a atividade do ensino. Quem é ensinado precisa aprender a verdade da Boa Nova de Cristo. Você precisa entender o que o Senhor Deus Javé está lhe oferecendo e como receber esta dádiva maravilhosa.

Ensinar e aprender, portanto, é a atividade chave para a formação e o crescimento de discípulos. A instrução de Jesus mostra que as pessoas devem entender as exigências de segui-lo (os passos a tomar para ser salvo) e o caminho para se tornarem seguidores. É preciso entender também que Deus está colocando você dentro de Cristo e dentro da sua igreja. Por isso, tem que saber a natureza e a identidade desse estado de ser e dessa comunidade dos santos.

Outra informação necessária: dentro deste próprio texto (no verso 20, que veremos amanhã), as pessoas devem saber para que serve a imersão na água. Ela tem um propósito específico. Caso contrário, isso faria com que a imersão na água  tivesse eficácia independentemente da compreensão do candidato. Não é assim que funciona.

É por isso que o batismo denominacional é errado, porque frequentemente são ensinados de maneira errada a sua forma (a imersão), o candidato (o arrependido) e — quase sempre — o seu propósito (o perdão). Fazê-lo apenas porque Jesus mandou perde a verdade de que devemos fazê-lo pelo motivo pelo qual ele disse para fazer. As motivações importam.

E de onde tiramos o conteúdo para o ensino? Do Espírito Santo, claro, que inspirou os apóstolos e profetas e garantiu a preservação e a coleção dos escritos inspirados. O Novo Testamento é a única fonte de toda informação e aprendizagem.

De uma forma ou de outra, você deve entender que a imersão o coloca em um relacionamento com Deus. (Sem ela, uma pessoa não conhece Deus.) A imersão faz isso ao remover o pecado, Atos 2.38; 22.16; 1 Pedro 3.21. Salvação, redenção e reconciliação vêm por meio do perdão do pecado, pelo sangue de Cristo, Lucas 1.77; Efésios 1.7; Romanos 5.9-10. A imersão na água nos coloca em contato com o sangue purificador e, assim, somos colocados em um relacionamento com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Antes de você entrar na água, entenda muito bem. De outro modo, vai apenas se molhar e isso mal feito.

···

Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.

Assine o site gratuitamente: