POR JUNIOR PONSO ─ Apocalipse 21.8, no seu trecho final, vai nos trazer a ideia de uma segunda morte:
“Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte".
O que seriam essas mortes? Se há uma segunda morte, certamente há também uma primeira.
SEGUNDA MORTE
Essa segunda morte nós encontramos sua explicação no próprio versículo citado. É a morte destinada a todos os pecadores, não somente os desta lista apresentada, mas a todos aqueles que continuam vivendo em pecado. É também chamada de morte eterna.
PRIMEIRA MORTE
Qual é a primeira morte? A palavra de Deus também nos mostra o que ela é. Rm 6.23 nos diz que “o salário do pecado é a morte”. Portanto, quem peca está morto, não fisicamente, mas espiritualmente. E também diz em Rm 3.23: “que todos pecaram e carecem da glória de Deus”.
Assim sendo, todos os homens, na condição de pecadores, estão mortos espiritualmente. Todos os pecadores já passaram pela primeira morte.
ENTRE AS DUAS, A GRAÇA
A beleza do evangelho vem nos mostrar que, entre essas duas mortes, algo de extraordinário aconteceu. Como o homem não consegue evitar a primeira morte, visto que acabará pecando, Deus nos dá uma oportunidade de evitarmos passar pela segunda morte. Sim, podemos escapar da morte eterna através do sacrifício voluntário de Jesus por nós na cruz.
Aquilo que o homem não conseguiria fazer sozinho, Deus fez por nós. Isso é a graça.
AGORA, TEMOS ESCOLHA!
Não conseguimos evitar a primeira morte, mas podemos escapar da segunda. A primeira morte, apesar de não conseguirmos evitar passar por ela, não precisa ter um resultado eterno. Basta aceitarmos o que Jesus fez na cruz e a segunda morte não terá poder sobre nós.
A escolha de não morrermos espiritualmente por toda a eternidade está em nossas mãos.
ETERNIDADE É UMA CERTEZA
Todos nós somos eternos. Não há como escaparmos disso. Nossa decisão se baseia em qual lugar queremos passar essa eternidade. Se continuarmos vivendo no pecado e não aceitarmos a graça que Deus nos oferece, viveremos como vimos em Apocalipse.
Se decidirmos aceitar a graça de Deus e o sacrifício de Jesus nossa eternidade será ao lado dele. Não me parece uma decisão muito difícil de tomar!
Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.
Assine o site gratuitamente: