O Deus da paz conosco

Adoradores com mãos sobre o coração

Continuem praticando o que vocês aprenderam, receberam e ouviram de mim, bem como o que vocês também me viram fazer. E o Deus que dá a paz estará com vocês.

A carta do apóstolo Paulo aos filipenses lidava basicamente com um problema: uma rixa entre algumas pessoas dentro da congregação. Ele amava essa congregação e ela mostrava seu apreço pelo apóstolo por meio de ajuda financeira. Mesmo assim, nem tudo estava bem com os santos filipenses.

Peço a Evódia e a Síntique que possam se entender, como irmãs no Senhor. E também peço a você, meu fiel companheiro, que ajude essas duas mulheres. Elas têm se esforçado comigo na proclamação das Boas Novas, junto com Clemente e com os demais companheiros meus, cujos nomes estão escritos no Livro da Vida. Filipenses 4.2-3.

Por incluir essa correção dentro da carta, dá a entender que a diferença entre as duas mulheres ameaçava a paz da congregação. Era preciso uma intervenção e Paulo pede um irmão para ajudar as duas.

Ainda no capítulo 4 Paulo fala da “paz de Deus” e “o Deus da paz”, versos 7 e 9. Para a paz voltar a reinar dentro da congregação, era necessário haver mudanças. O verso 9, citado acima, explica quais.

A presença de Deus conosco é condicional mas não incerta. Podemos cumprir a condição e saber quando a condição é cumprida. A condição mencionada por Paulo é a prática da fé, como os filipenses tinham visto nele e ouvido da sua pregação.

Paulo tinha uma única missão, a de salvar almas para a eternidade. Ensinava que todos deviam se converter a Cristo, ser imersos nele para a salvação e começar a viver a nova vida em Cristo pela dedicação, serviço e amor fraternal. Os filipenses deviam imitar seu exemplo. Nós hoje devemos fazer o mesmo. Qualquer coisa que ameaça a unidade e a paz deve ser eliminada, resolvida, rejeitada.

Queremos a paz de Deus no nosso coração e na congregação dos fiéis. Queremos presente em nossa vida o Deus que traz essa paz.

Para isso, sejamos pessoas que praticam a vontade de Deus e cumprem a missão de Cristo, desde o primeiro dia da nossa conversão.

Este artigo fará parte da obra: Conheça a Deus, que explica o plano de salvação em Cristo. Uma forma abreviada do material pode ser encontrada online.

···

Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.

Assine o site gratuitamente: