O que é o arrependimento?

Esta é a segunda parte do artigo do irmão Roy Davison, da Bélgica. Leia o primeiro se já não fez.

O que é arrependimento?

O arrependimento é um afastamento sincero do pecado e uma volta para Deus. É uma mudança de mente e coração, levando a uma transformação no comportamento e na atitude. Ele flui da tristeza piedosa por erros, 2Coríntios 7.9-10, mas também inclui um firme compromisso de mudar nosso modo de vida e fazer a vontade de Deus.

Os rituais externos, embora essenciais quando ordenados por Deus, são inúteis sem arrependimento. João, o batista, disse aos fariseus e saduceus hipócritas que vieram para seu batismo: “Raça de víboras! Quem lhes deu a ideia de fugir da ira que se aproxima? Deem fruto que mostre o arrependimento!” Mateus 3.7-8; Lucas 3.8.

Como o arrependimento é uma mudança de mente, ele pode ocorrer em um instante. Mas o arrependimento, se for real, dá frutos. O resultado é a dedicação a Deus.

Deus deseja perdoar o arrependido

Felizmente, Deus está disposto a nos perdoar quando nos afastamos do pecado. Ele disse ao Seu povo:

Portanto, ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada um de acordo com os seus caminhos. Palavra do Soberano, o Senhor. Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males, para que o pecado não cause a queda de vocês. Livrem-se de todos os males que vocês cometeram, e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que deveriam morrer, ó nação de Israel? Pois não me agrada a morte de ninguém. Palavra do Soberano, o Senhor. Arrependam-se e vivam! Ezequiel 18.30-32.

Pedro escreveu: “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” 2Pedro 3.9.

A maioria das pessoas se recusa a arrepender-se

Apesar das consequências horríveis do pecado e da disposição de Deus em perdoar, a maioria das pessoas não se arrepende.

“O restante da humanidade que não morreu por essas pragas, nem assim se arrependeu das obras das suas mãos; eles não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver, nem ouvir, nem andar. Também não se arrependeram dos seus assassinatos, das suas feitiçarias, da sua imoralidade sexual e dos seus roubos” Apocalipse 9.20-21.

“Estes foram queimados pelo forte calor e amaldiçoaram o nome de Deus, que tem domínio sobre estas pragas; contudo, recusaram arrepender-se e glorificá-lo” Apocalipse 16.9.

“E blasfemavam contra o Deus dos céus, por causa das suas dores e das suas feridas; contudo, recusaram arrepender-se das obras que haviam praticado” Apocalipse 16.11.

Assine o site abaixo para acompanhar a publicação desta série de artigos.

··· Assine o site gratuitamente: