POR JUNIOR PONSO ─
Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!” Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”. Lucas 10.38-42 NVI
Todos conhecemos o ocorrido com Marta e Maria quando receberam a visita de Jesus. Sabemos que Maria ficou sentada ouvindo as palavras de Jesus enquanto Marta estava ocupada fazendo diversas tarefas da casa.
Toda a passagem é rica de ensinamento, mas gostaria de destacar as palavras de Jesus em resposta ao pedido de Marta para que ele pedisse que Maria fosse ajudá-la.
OUVIA O SEU ENSINO ─ Era isso o que Maria estava fazendo. O texto diz que ela estava assentada aos pés de Jesus, ouvindo o que ele tinha a dizer. Não consigo enxergar nada melhor a fazer do que escutar Jesus quando ele fala.
OCUPADA EM MUITOS SERVIÇOS ─ Marta estava correndo de um lado para o outro, realizando muitas tarefas na casa. Decerto que muitas coisas deviam ser feitas, talvez arrumação da casa, preparar alimentação para o visitante e outras mais.
MARTA SE APROXIMOU DE JESUS… ─ …para reclamar! Ela pergunta se Jesus não se importa com o fato de Maria tê-la deixado sozinha com o serviço. As tarefas do dia a dia não a estavam deixando ver a situação do modo correto.
JESUS VAI RESPONDER ─ Jesus chama a atenção de Marta de maneira carinhosa, porém firme. Ele diz que ela está inquieta e se preocupando com muitas coisas. Jesus quer fazer com que Marta possa dar importância às coisas que realmente têm importância. Coisas menores têm importância menor.
APENAS UMA É NECESSÁRIA ─ Com tantas coisas que Marta deveria se preocupar, a mais importante delas ela nem se deu conta. O Filho de Deus estava dentro de sua casa, à disposição para conversar e ensinar, enquanto Marta se preocupava com o serviço da casa. Dentre tantas coisas, Jesus diz que a única que deveria chamar a atenção dela deveria ser a presença dele ali.
A BOA PARTE NÃO LHE SERÁ TIRADA ─ Jesus elogia Maria por ter escolhido a boa parte, que era tão somente sentar-se aos seus pés e ouvir o que ele tinha a dizer. Nada além disso é mais importante, não importa o que seja.
Lições a aprender? Considere você mesmo. Quais são as coisas que deixam você inquieto e preocupado? Quantas coisas tomam o seu tempo enquanto podia ser usado para tão melhores fins?
Aliás, todas essas preocupações que muitas vezes nos tiram a paz, quantas delas você consegue ter controle e resolver realmente? As preocupações em si não são o problema, já que sempre as teremos. O problema é quando essas preocupações são colocadas acima daquilo que realmente importa.
E o que realmente importa? Para aqueles que são servos de Deus, a palavra dele e seus ensinos são realmente o que importa, e devem estar acima de qualquer outra coisa. Sem elas, nada que fizermos terá valor.
Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.
Assine o site gratuitamente: