O irmão americano Ron Clayton tem o dom do evangelismo e publicou a série de estudos: “Fundamentals of Faith” (Fundamentos da fé).
A segunda lição trata da igreja. A 20ª questão examina o texto de Atos 2.36-38, 41, 47, especialmente o último verso:
Atos 2.47 diz: “E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos” (NVI).
Os melhores manuscritos têm em Atos 2.47 a frase pronominal: “a eles”, isto é, aos discípulos. Algumas versões a traduzem como “ao seu número”, “ao grupo” ou “à comunidade”. Algumas versões antigas, baseadas em manuscritos diferentes, verteram como “à igreja”. De fato, o pronome tem como referência a igreja que Jesus acabara de estabelecer.
Ron fez três perguntas para estes textos acima:
- _________ Ao quê foram acrescentados estes crentes obedientes (discípulos)?
- V F Eles tinham uma escolha sobre qual igreja (grupo religioso) que entrariam para fazer parte?
- V F Se seguimos o caminho de Deus encontrado na Bíblia, nós hoje temos uma escolha sobre igrejas (grupos religiosos)?
Obviamente, o irmão Ron usou o termo “igreja” da perspectiva religiosa, para falar das denominações. Mas seu ponto nessas questões é mais que válido, pois:
- Deus acrescenta o convertido (a pessoa imersa em Cristo para o perdão dos pecados, v. 28) à sua igreja.
- A igreja pertence a Jesus. Foi ele quem estabeleceu, Mateus 16.18. Ele estabeleceu uma única igreja. Não existia naquele momento e nem em momento algum da história no primeiro século um grupo de cristãos que pertencia a uma denominação separatista.
- Os salvos são aqueles que compõem a igreja. Ou, para falar de outra forma, a igreja consiste apenas dos salvos.
- O homem obedece ao evangelho, mas não escolhe qual o grupo religioso, conforme sua preferência. Deus não dá essa opção.
- Isso leva à seguinte conclusão que tem sido enfatizada com frequência: Não se pode ocupar dos espaços ao mesmo tempo; aquele que entra hoje numa denominação não entrou em Cristo, pois são duas realidades diferentes.
- A pregação que vai além da Bíblia, dentro do contexto denominacional, não tem compreensão da natureza da igreja. Seus batismos perdem seu efeito por falta de conhecimento e por pregar um outro evangelho. Ver 1 Coríntios 4.6; 2 João 9.
Há uma relação estrita entre o salvo e a igreja. Qualquer ensino que interfere nessa relação separa o que Deus uniu e trabalha contra a sua obra.